cozinha-revestida-com-pastilhas-de-vidro-e-inox

Argamassas para Pastilhas de Vidro e Inox: Guia Atualizado

Posted on Posted in Argamassas, Linhas de Produto, Pastilhas
Como escolher a argamassa e o rejunte?

Em 2012 apresentamos uma pequena postagem sobre qual argamassa devemos utilizar no assentamento de pastilhas de vidro. Surpreendentemente essa postagem ultrapassou 30.000 de visualizações em 4 anos, o que nos deixou com a obrigação de compartilhar um guia mais completo, com o conhecimento e as experiências que adquirimos ao longo desse período.

 

Aplicação de pastilhas sobre reboco

Para aplicação das pastilhas diretamente sobre o reboco, as argamassas mais indicadas são as do tipo autofugante (muitas vezes denominadas apenas como “argamassa para pastilhas”). Esse material contém simultaneamente propriedades de argamassa e de rejunte, ou seja, pode ser utilizado para assentar as pastilhas sobre o reboco e na sequência para dar o acabamento final rejuntando as mesmas.

Há diversas marcas oferecidas no mercado, dentre as quais podemos citar a Portokoll, Quartzolit, Ceramfix e Euromax. Boa parte desses fabricantes oferece a argamassa autofugante não apenas na cor branca (que é certamente a mais difundida), mas também em tons de cinza, bege, azul, vermelho, etc. Como referência, cabe mencionar que em média utilizam-se 4,5 kg de argamassa para cada metro quadrado de pastilhas a serem assentadas, embora isso possa variar um pouco em função da marca da argamassa, do tipo de pastilhas e da prática do assentador.

Como alternativa, também se pode utilizar argamassa branca (seja ela autofugante ou não) apenas no assentamento das pastilhas e na sequência fazer o acabamento final com algum rejunte diferenciado: colorido, acrílico, siliconado ou epóxi. Essa prática é muito utilizada para pastilhas de inox, como veremos na descrição a seguir.

Pastilhas assentadas com argamassa autofugante branca
Pastilhas de vidro e pedra assentadas com argamassa branca.

 

Rejunte para pastilhas de inox

Embora o assentamento das pastilhas metálicas possa ser realizado com a mesma argamassa utilizada para pastilhas de vidro, muitas vezes se recomenda utilizar um rejunte diferenciado, com o intuito de minimizar a possibilidade de avarias nas pastilhas durante a instalação e limpeza das mesmas. Isso é verdade principalmente para as pastilhas de inox espelhadas, cuja superfície é mais sensível a riscos.

Como sugestão para rejuntamento dessas pastilhas, encontram-se os rejuntes acrílicos, os rejuntes siliconados e os rejuntes cimentícios de baixíssima granulometria. Dentro dessa linha de produtos podemos citar o Rejunte Portokoll Premium para Pastilhas Metálicas e o Rejunte Siliconado Euromax.

Pastilhas de inox aplicadas na cozinha.
Pastilhas de Inox Sublime aplicadas na cozinha.

 

Aplicação de pastilhas sobre outros pisos

Quando a aplicação das pastilhas de vidro e inox ocorre sobre azulejos ou outros pisos, deve-se atentar para utilização de argamassas indicadas para sobreposição, sejam elas do tipo AC2 ou AC3. Hoje já existem no mercado argamassas para pastilhas que são autofugantes e ao mesmo tempo possuem capacidade de sobreposição, sendo assim indicadas tanto para assentamento sobre reboco como para assentamento sobre pisos, sem necessidade de rejunte adicional. Um exemplo que podemos indicar é a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos.

Outra opção para aplicação de pastilhas sobre azulejos e também sobre móveis, é o uso de colas específicas para esse fim. Trata-se na verdade de um material que mescla as funções de cola e argamassa, o qual já vem preparado para aplicação imediata, sem necessidade de mistura com a água. Outra indicação bastante comum desse produto é para confecção de mosaicos. Como exemplo, podemos mencionar aqui a Cola para Azulejos e Pastilhas Massaplic. Lembramos apenas que no caso da cola, após a secagem da mesma, é indicado fazer um acabamento final com algum rejunte para fugas finas.

Pastilhas de Vidro Cristal Stylus Veneza aplicadas sobre piso cerâmico.
Pastilhas de Vidro Cristal Stylus Veneza assentadas sobre piso cerâmico.

 

Assentamento de pastilhas em piscinas

Para aplicação de pastilhas de vidro (e também cerâmicas) em piscina, a escolha correta da argamassa é um fator essencial. Nesse caso a argamassa deve apresentar uma determinada plasticidade para suportar a pressão d’água com o mínimo de rachaduras e também certa resistência aos produtos químicos utilizados no controle de qualidade da água. Porém, cabe mencionar que não há produtos “milagrosos” que compensem distorções elevadas em termos de alcalinidade e dureza cálcica da água, portanto o controle de qualidade da mesma deve ser mantido mesmo quando a argamassa apropriada for utilizada.

Para assegurar que determinada argamassa ou rejunte é indicada para aplicação em piscinas, é preciso sempre conferir as instruções do fabricante. Como exemplos de alternativas difundidas no mercado temos a Argamassa Pastilhas Exteriores Quartzolit e a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos (que já mencionamos anteriormente por suas propriedades de sobreposição). Cabe ressaltar que em ambos os casos estamos tratando de argamassas que além de serem próprias para piscina, também fazem a função de rejunte (ou seja, são autofugantes).

Piscina revestida com pastilhas de vidro.
Piscina revestida com pastilhas de vidro em tons de verde.

 

Fugindo da argamassa

Para aqueles que estão mais interessados em fugir da argamassa do que decidir qual comprar, ainda resta uma alternativa. Já existem no mercado pastilhas adesivas com altíssimo poder de adesão, indicadas para aplicação sobre pisos, móveis ou paredes lisas. Cabe sempre atenção para não confundir “pastilhas adesivas” por “adesivos de pastilhas”, uma vez que se tratam de materiais com qualidades distintas. Embora a variedade de cores e formatos ainda seja menor que as das pastilhas de vidro e inox tradicionais, há opções muito interessantes como as pastilhas adesivas metálicas utilizadas para revestir a bancada abaixo.

Bancada com Pastilhas desivas Metálicas Titânio.
Bancada com Pastilhas Adesivas Metálicas Titânio.

No site Casinha Bonita (a loja virtual da Sincenet) você pode encontrar algumas sugestões de argamassas e rejuntes a preços competitivos e com entregas em todo o Brasil. Além disso, cabe uma olhadinha na nossa linha de pastilhas, composta hoje por mais de 100 belos modelos de pastilhas de vidro, pedra, inox e madrepérola de marca própria.

 

Gustavo Beulke Stringari

Equipe Sincenet & Casinha Bonita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *