Casa Hobbit Sustentavel I

Casa Hobbit: Criatividade e Sustentabilidade

Posted on Posted in Arquitetura, Curiosidades

Quando você olha para essa fantástica casa hobbit, como é chamada pelos visitantes, é comum pensar que houve um processo longo para construí-la, elaborado por uma equipe de arquitetos. Dessa forma, você provavelmente ficaria impressionado ao descobrir que essa casa foi construída pelos próprios proprietários, na verdade, por Simon Dale com alguma ajuda de seu sogro.

Simon Dale decidiu construir uma casa para sua esposa e filhos, os quais queriam que ela estivesse no meio da natureza. Então eles escolheram este local, em uma zona florestal do País de Gales. O proprietário da floresta, que não havia sido consultado, descobriu a casa. Porém, alegou estar feliz por ter alguém morando lá, cuidando de sua propriedade, e por conta disso optou por não cobrar nenhum tipo de aluguel pelo uso das terras.

Os proprietários tiveram que construir esta casa a partir do zero. No início, Simon Dale só tinha um formão, uma motosserra e um martelo. No entanto, ele teve um sonho e estava decidido a torná-lo realidade. A família mudou-se para a encosta no País de Gales e o Sr. Dale começou a cavar. Em poucos meses ele conseguiu construir esta casa totalmente sustentável com um orçamento de apenas £3,000 (aproximadamente R$ 9.000,00). Por não ter conhecimentos de carpintaria ou de arquitetura a tarefa não foi nada fácil, porém os momentos de estresse e exaustão foram sempre seguidos de diversão e satisfação.

Quanto aos materiais, os proprietários usaram sucata da madeira para construção do piso e pallets para as paredes. No início, com a ajuda de seu sogro, o Sr. Dale também montou a estrutura de madeira e o telhado. Assim que um abrigo estava formado, sua esposa e filhos mudaram-se para dentro da casa hobbit, enquanto o Sr. Dale continuou o trabalho. O telhado passou então a possuir uma camada de fardos de palha para isolamento térmico e uma cobertura de plástico que o tornasse impermeável. No topo de tudo isso, terra foi colocada.

Os materiais utilizados para construir a casa foram recolhidos a partir de caçambas, pátios de construtores e doações. As paredes foram revestidas com argamassa de cal ao invés de cimento. A casa ttem ainda um banheiro de compostagem, um refrigerador que é resfriado pelo ar sob a fundação da construção e painéis solares no telhado. A água é proveniente de uma corredeira próxima. Isso tudo faz com que a casa seja considerada totalmente sustentável e se torne parte da natureza.

A casa hobbit tem um impacto muito baixo sobre o ambiente e propicia a harmonia entre a natureza e as pessoas que nela habitam. Sua construção é datada de 2005, tempos depois o Sr. Dale mudou-se para seu próximo projeto, a primeira casa do projeto da Vila Lammas, que possui design semelhante ao de sua casa hobbit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *