Como escolher o móvel ideal para o banheiro

Posted on Posted in Banheiro, Decoração de Ambientes, Uncategorized

Na hora de mobiliar e decorar a casa, queremos que tudo saia perfeito, não é?

Os banheiros costumam ser os menores ambientes das residências, e é comum ter dúvidas sobre como aproveitar o espaço da melhor maneira.

Escolher de forma adequada os móveis do banheiro é essencial para torná-lo o mais prático possível, sem deixar de lado a parte estética.

Listamos abaixo algumas questões que vão te ajudar a se inspirar e criar um banheiro lindo e funcional de maneira descomplicada:

Quanto espaço eu tenho?

O primeiro passo é saber as dimensões do seu banheiro. Caso esteja reformando um ambiente já construído, é essencial medir o espaço onde se pretende colocar o móvel, tomando cuidado para que o mesmo não impeça o movimento da porta e lembrando que se o vaso sanitário ficar ao lado do móvel, deve-se deixar uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre eles.

Caso esteja com um projeto ainda no papel, as medidas poderão ser consultadas na planta baixa.

Qual o tamanho ideal do móvel?

A largura do seu móvel dependerá diretamente do espaço disponível, porém a profundidade e altura do mesmo seguem alguns padrões.

A altura ideal para a utilização da pia é entre 80 e 90 centímetros. Existem diversos tipos de cubas no mercado, e é importante saber o modelo a ser usado para definir a altura do móvel.

Por exemplo: Se a cuba escolhida for de embutir, a bancada pode ficar a 90 centímetros do chão. Por outro lado, se a cuba escolhida for de apoio e tiver 12 centímetros de altura, a altura da bancada pode ser reduzida para 78 centímetros (90 menos 12). Em ambos os casos a altura final seria a mesma.

Quanto à profundidade, o ideal é tentar mantê-la entre 40 e 55 centímetros. Se quiser utilizar também armário superior, esse deve ser mais estreito que o inferior para não interferir em seu uso.

O que eu preciso guardar?

Definir o que você gostaria de guardar no seu móvel é interessante para a escolha de algumas características. Para quem quer guardar maquiagens, por exemplo, o uso de gavetas largas pode ser bastante prático. Já para armazenar produtos de higiene pessoal – shampoo, sabonetes, cremes – as portas e prateleiras podem ser mais úteis. Há também a opção das prateleiras aparentes e nichos, onde se pode dispor toalhas, velas e itens decorativos. Vale escolher apenas uma dessas opções ou combiná-las de acordo com o seu gosto.

Quem vai utilizar o banheiro?

Dependendo do usuário, pode ser uma boa ideia escolher uma cuba menor e deixar mais espaço livre na bancada, ou uma cuba maior quando não se necessita de tanto espaço livre.

Outra opção bacana para quem vai dividir o banheiro é a utilização de duas cubas, para que mais de uma pessoa possa utilizar o espaço ao mesmo tempo.

 

Esperamos que o post tenha ajudado!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Abraços,

Caroline Heidemann

Equipe Sincenet & Casinha Bonita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *