A pressão da água depende da altura da coluna d'água, ou seja, a altura em que se encontra a caixa d’água em relação ao seu chuveiro. Quanto mais alta ela estiver, maior será a pressão que o chuveiro irá receber.

Saber identificar essa altura é importante para resolver o seu problema. Identifique no seu chuveiro qual é a altura da coluna d'água recomendada para um bom funcionamento e analise qual solução resolverá seu problema de falta de pressão.

MCA (Metros de Coluna D'água)MCA (Metros de Coluna D'água)

Em uma instalação que envolve distribuição de água, é preciso medir a distância entre o armazenamento até os pontos de compartilhamento. Essa medida é feita em MCA, que é a distância vertical entre a saída da caixa d’água até o ponto de instalação. Se a especificação técnica do produto indica no mínimo X MCA, significa que ele precisa de no mínimo "X" para um bom desempenho.

Com base nisso, é possível determinar qual modelo de chuveiro ou torneira é mais indicado para a sua construção. Cada produto possui uma especificidade de pressão mínima e máxima, e uma escala de funcionamento descrita em sua ficha técnica. Há situações que a altura em que a caixa d’água está, não garante uma boa pressão para determinados produtos.

Retirar o redutor de água

Verifique se no seu chuveiro há o redutor de água, uma peça que vai instalada em grande parte dos chuveiros elétricos. Sua função é controlar a vazão de saída de água não permitindo que seja maior do que 10 litros por minuto. É uma peça plástica, a qual se encontra na entrada de água do chuveiro, basta retirar a peça e reinstalar o chuveiro.

Mas atenção: se a água vem da rua, é necessário manter o redutor. Como a pressão da água varia muito ao longo do dia, é importante mantê-lo. Lembrando que a partir de 8 MCA (metros de coluna d'água) o uso do redutor é obrigatório (em chuveiros da marca Lorenzetti).

Redutor de Pressão. Remova para ter mais pressão no seu chuveiro.Redutor de Pressão. Remova para ter mais pressão no seu chuveiro.

Válvula alternadora de pressão

É uma solução barata e muito prática, mas que só se aplica para quem tem acesso ao abastecimento da rede pública. A válvula alternadora de pressão (você encontra aqui), vai garantir a utilização da maior pressão disponível no sistema. Ela tem a função de alternar entre a rede pública e a caixa d’água.

Funciona da seguinte maneira: o êmbolo bloqueará automaticamente a utilização de água da caixa quando a pressão da rede pública for maior.

Quando houver falta d’água da rede pública, automaticamente, o êmbolo será deslocado para o outro lado. A água da rede pública será bloqueada, permitindo a utilização do volume da própria caixa d’água. O fluxo de água será através do volume de água da caixa, passando pela válvula e seguindo para saída d’água.

Veja o vídeo explicativo:

Compre a sua válvula alternadora de pressão aqui:

Comprar um chuveiro que já tenha pressurizador

Uma opção fácil para quem não quer se incomodar muito, é comprar um chuveiro que já tenha pressurizador, como o modelo Jet Turbo da Lorenzetti, que necessita de no mínimo 0,7 MCA e no máximo 2,5 MCA, ou o modelo Jet Master da Lorenzetti, que necessita no mínimo de 2,5 MCA e no máximo 40 MCA.

Pressurizador de água

O pressurizador de água é semelhante a uma bomba que aumenta a pressão da água, proporcionando uma maior vazão durante o banho. Você pode fazer a instalação na saída de água da rede ou então apenas no chuveiro. Caso instale diretamente na saída da rede, a pressão também será maior nos demais pontos de consumo.

O pressurizador Maxi Turbo Lorenzetti é uma solução econômica para problemas de pressão e volume de água. Ele pode ser utilizado em qualquer ducha ou chuveiro elétrico aumentando o volume e a pressão de água. Deve ser instalado entre o chuveiro e a parede e necessita de apenas 0,7 MCA.

Pressurizador de Água LorenzettiPressurizador de Água Lorenzetti

Os pressurizadores da Lorenzetti PL09, PL12 e PL20 possuem uma chave com posições: automático, manual e desligado. Quando na posição automático ele desligará ao fechar o registro de água.

Os pressurizadores PL09 e PL12 são indicados para todos os modelos de aquecedores a gás e para pressurização de máquina de lavar roupa. Pode ser instalado diretamente na entrada de água fria dos equipamentos que necessitam de mais vazão e pressão de água para funcionar. Lembre-se de respeitar as capacidades de funcionamento do produto.

Já o pressurizador PL20 é indicado para pressurizar a rede hidráulica e pressurizar duchas verticais. Pode ser instalado próximo a caixa d’água ou diretamente no aquecedor a gás. Note que devido ao peso do produto, você precisará fixa-lo na parede.

O pressurizador PL400P possui acionamento automático e é indicado para pressurizar água para aquecedores a gás além de sistemas hidráulicos. Pode ser instalado próximo a caixa d’água, para aumentar a pressão da rede, ou ao sistema hidráulico.

Quer ficar por dentro dos lançamentos, promoções e conteúdos novos aqui do Blog? Cadastre-se abaixo! ????

Posts Relacionados