Papel de parede – Como escolher e onde aplicar

Posted on Posted in Banheiro, Decoração de Ambientes, Linhas de Produto, Papéis de Parede, Quarto & Sala

O papel de parede é uma excelente alternativa de decoração, trazendo vida ao ambiente e também deixando-o mais aconchegante. Além disso, é um ótimo aliado para personalizar cada cômodo como: clássico, moderno, sofisticado, divertido ou vintage, você escolhe!

Sinônimo de uma reforma prática e limpa, o papel de parede é fácil de aplicar sem a necessidade de mão de obra especializada, para isso basta um pouquinho de paciência e atenção, uma parede limpa, cola (para os modelos que não são adesivos), alguns itens para ajudar na instalação e… voilà! Seu ambiente já estará com uma cara totalmente nova e sem grandes obras e reformas!

Os papéis de parede são classificados principalmente pela sua composição:

• Vinílico: Fabricado em PVC, é resistente à luz e à umidade, sendo em alguns casos considerado impermeável. O papel de parede vinílico pode apresentar algumas características como aspecto brilhante, efeito matte (fosco), efeito metálico e relevos. Indicado para aplicação em ambientes secos ou úmidos. Lavável, pode ser limpo com detergente e um pano úmido sem causar qualquer dano ao papel de parede.

• Tradicional: Composto essencialmente de celulose (papel), é recomendado somente para ambientes secos. Como o papel é um pouco mais sensível que o material vinílico, não é tão recomendado para ambientes com grande circulação de pessoas. A limpeza pode ser feita com um pano levemente umedecido.

• TNT: Este material é constituído de fibras de poliéster e celulose imitando um tecido. É resistente à umidade, porém não tanto quanto o papel de parede vinílico. Lavável, pode ser limpo com detergente e um pano úmido sem causar qualquer dano ao papel de parede.

Outros benefícios são válidos para qualquer um dos papéis de parede citados acima:

• Fácil e rápido de aplicar, não necessita mão de obra especializada.
• Variedade de modelos, temas, estampas e cores.
• Preço baixo se comparado a outros revestimentos.
• Aplicação em qualquer superfície (desde que esteja limpa e lisa, livre de imperfeições).
• Alta durabilidade e resistência, inclusive à umidade e aos raios ultravioletas;
• Repagina os ambientes.

Além da parte estética, o papel de parede pode ser também um grande aliado para dar novas “impressões” ao ambiente, fazendo com que pareça maior ou menor, mais ou menos iluminado, apertado ou mais espaçoso. “As listras são ideias para ampliar o espaço. Quando aplicadas na orientação vertical, expandem o ambiente para cima de modo a dar impressão de pé direito mais alto. No caso da aplicação horizontal, o resultado é a impressão de um ambiente maior e mais espaçoso” (fonte http://casaeconstrucao.org/papel-de-parede/)

Com diversas opções de cores, estampas e texturas, hoje o papel de parede pode sim ser aplicado em qualquer ambiente de casa. Mas, se pode ser aplicado em toda casa, como saber qual o ideal para cada cômodo?

Quartos

Por ser um ambiente pouco úmido, pode ser aplicado qualquer tipo de papel. Com uma ressalva apenas para os quartos infantis onde a recomendação seria o papel de TNT ou vinílico, pois são de fácil limpeza caso a criança suje.

Não existe uma estampa específica para o ambiente, o importante é sempre verificar o que combina mais com seu perfil e personalidade, lembrando sempre de harmonizar também com os móveis e a decoração já existente no local.

Salas

Por ser um ambiente já muito carregado, o ideal seria a aplicação em apenas uma das paredes garantindo destaque para o local. Caso deseje aplicar em todas as paredes, invista em um papel bem clean para não pesar muito no local. Para quem deseja ousar, a sala é também um ótimo espaço, porém neste caso a recomendação é aplicar somente em uma das paredes para causar maior destaque.

Neste espaço é importante harmonizar o papel de parede com o sofá, almofadas, cortinas, tapetes e outros acessórios de decoração. Assim como no quarto, por ser um local mais seco e que não necessita de muitos cuidados, não há restrição quanto ao tipo de papel de parede que pode ser utilizado.

Cozinha e Lavanderia

Assim como na sala, o ideal para este ambiente seria a aplicação em apenas uma parede, geralmente aplicado perto de bancadas, nichos e áreas para refeições. O espaço entre bancadas e armários também é uma ótima opção para fazer uma aplicação de meia parede.

Por ser um local mais úmido e sujeito a sujeira com maior facilidade, o ideal é a aplicação do papel de parede vinílico ou TNT.

Banheiros e Lavabos

Nestes ambientes a escolha principal deve levar em consideração o material do papel, preferencialmente o vinílico por apresentar maior resistência. Aqui, a recomendação é usar e abusar na decoração do papel de parede, por ser um ambiente mais clean com poucos objetos de decoração, o destaque principal e o centro das atenções pode ser o papel de parede. Não esqueça de combinar sempre o móvel e também os detalhes de acabamento e acessórios do banheiro!


Outros ambientes

Além dos cômodos citados acima, o papel de parede também pode ser instalado em outros cantinhos especiais da casa e espaços abertos como sacadas, varandas, corredores, área de churrasqueira, escritórios, hall de entrada, escadas e até mesmo em degraus valorizando ainda mais o local.

Para escolher o melhor papel de parede é importante levar em consideração as características do espaço. Caso seja um local mais úmido, com fluxo intenso e propício a sujeira invista em papel de parede vinílico ou TNT. Em ambientes mais secos pode – se optar também pelo tradicional.

No site Casinha Bonita (a loja virtual da Sincenet) você encontra uma linha bem completa de papeis de parede, com preços competitivos, 5 anos de garantia e entregas em todo Brasil. Quer conferir os modelos? Clique aqui.

Grazielle Huscher
Equipe Casinha Bonita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *