A piscina sem dúvidas recebe grande parte da atenção em uma área de lazer, tanto de uma casa quanto de um prédio e justamente por isso ela deve ser aconchegante e visualmente atrativa. Com o passar do tempo ela foi ganhando formas e cores novas além de ter se tornado multifuncional, atendendo quem quer praticar esporte como quem quer apenas relaxar, com espaço para área “prainha”, bar molhado e até mesmo com ofurô para as crianças brincarem.

Por isso preparamos algumas dicas com fotos para você acertar em cheio!

 

FORMA

As piscinas básicas quadradas ou retangulares pararam no tempo, o ideal é escolher um design diferente e moderno. Para quem quer praticar esporte e se divertir, a piscina em formato “raia” é ideal, pode ser construída em um espaço reduzido, uma raia com 9 metros de comprimento por 2 metros de largura e profundidade padrão de 1,40 metros são suficientes.

Piscina com raia

Agora para quem não abre mão de relaxar tomando sol, o ideal é construir uma piscina com “prainha” que é uma área na piscina com profundidade em torno de 40 cm para apoiar cadeiras e molhar os pés.

Piscina com raia e prainha

Piscina com prainha

Além da raia e da prainha você ainda pode acoplar um ofurô ou um bar molhado que além de ser um charme é muito funcional!

Piscina prainha e ofurô

Piscina com ofurô

Piscina com bar molhado

Piscina com bar molhado

O uso de pastilhas de vidro, por serem peças pequenas, é indicado para criar desenhos personalizados e formas arredondadas.

Piscina com formato arredondado e degradê de cor

Piscina com formato arredondado, ofurô e tonalidades diferentes de pastilhas para demarcar diferentes níveis

CORES

Nem toda a piscina precisa ser azul e com a variedade de pastilhas coloridas disponíveis para compra, hoje em dia é possível encontrar projetos de piscinas verdes, vermelhas, amarelas, rosas… e até mesmo com desenhos!

Piscina com pastilha verde

Piscina com pastilha laranja

Piscina com pastilha branca

Piscina com pastilha roxa

Piscina com pastilha amarela

Piscina com pastilha preta

Piscinas com pastilha vermelha

Piscina com tons de verde

Piscina em tons de azul

Piscina em tons de esmeralda

Diferentes desenhos podem ser formados no fundo da piscina. Basta usar a imaginação!

 

PAISAGISMO

O paisagismo ao redor da piscina é também muito importante. Uma das primeiras coisas é escolher o tipo de flores e plantas que vão fazer parte da decoração no seu jardim, mas não se esqueça de evitar plantas que soltem folhas facilmente.

Paisagismo piscina

Piscina projetada para lembrar uma praia, complementada com plantas tropicais

Paisagismo com plantas tropicais

Paisagismo com plantas tropicais

A Iluminação fará toda a diferença na parte da noite, caso contrário o paisagismo iria aparecer apenas durante o dia. Outra ideia bacana é utilizar a iluminação dentro da piscina.

Iluminação externa para valorizar o paisagismo

Piscina com iluminação interna branca e rosa

Decks, pedras, fontes ou quedas d’água complementam o visual.

Na hora da compra do seu revestimento para a piscina, é importante lembrar que os produtos para piscinas devem resistir a variações de temperatura, à exposição aos produtos químicos e à exposição constante aos raios ultravioleta.

Por terem uma boa resistência e alta durabilidade, as pastilhas de vidro são uma ótima alternativa. Trata-se de um material que não absorve água, não existindo o risco de se expandir ou causar infiltrações. Além disso o vidro oferece uma proteção extra para as pastilhas não desbotarem ao longo do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além do revestimento, a argamassa e o rejunte a serem utilizados também precisam de uma atenção especial, deverá possuir propriedades físicas e químicas necessárias para o uso em piscinas. Nós da Casinha Bonita recomendamos o uso da Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas, que é uma argamassa do tipo autofugante, ou seja, pode ser aplicada tanto para assentar quanto para rejuntar as pastilhas, sem a necessidade de utilizar rejunte adicional.

 

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário 😉

Abraços,

Beatriz Huscher

Equipe Sincenet & Casinha Bonita