snippet_161115

Piso de Pastilhas. Você tem que conhecer!

Posted on Posted in Banheiro, Decoração de Ambientes, Linhas de Produto, Pastilhas

Aqui no blog temos muito conteúdo sobre pastilhas, com dicas para escolher o modelo ideal para a sua casa, como aplicar, cuidados com argamassa e muitas, mas muitas fotos para inspirar. Mas há um tipo de aplicação que frequentemente nos indagam e hoje vamos explicar tudinho para você: piso de pastilhas!

Você não leu errado, querido leitor. As pastilhas são ótimas para revestir o piso da sua casa, sim. Cada vez mais utilizadas, ficam perfeitas pois harmonizam facilmente com o ambiente.

Há muitas vantagens em se revestir um piso de pastilhas de vidro. Entre elas, como já citamos, a beleza do espaço; as pastilhas valorizam o ambiente e podem ser combinadas com outros elementos, trazendo harmonia para o todo.

Áreas molhadas

A utilização de pastilhas de vidro como piso é muito comum no banheiro. A explicação é que as pastilhas de vidro são ótimos impermeabilizantes, e as suas cores não são afetadas pela umidade do ambiente. Por este motivo as pastilhas de vidro são recomendadas para áreas molhadas da casa, como no banheiro, lavabo, lavanderia, sauna e na piscina, onde encontramos sua aplicação muito comum nas bordas, também.

Banheiro revestido inteiramente com pastilhas. A escolha pelo azul é uma boa ideia. Fonte.
Piso de pastilhas no banheiro. Detalhe para o mosaico em tons mais claros e escuros no chão. A Casinha Bonita tem pastilhas azuis em vários tons, confira aqui.   Fonte.
pastilhas-revestimento-banheiro-chao copy
Revestimento e mobília se complementam neste belo projeto em tons escuros. Você encontra este modelo de pastilhas aqui.  Fonte.

 

A única excessão entre os modelos de pastilhas disponíveis para aplicação em áreas molhadas da casa são as pastilhas de pedra e outros materiais orgânicos. Estes, sim, podem absorver a umidade do ambiente colaborando para o desbotamento das cores e surgimento de manchas ao longo dos anos.

O maior receio das pessoas quando pensam em fazer um piso de pastilhas é se elas não podem causar acidentes, devido à sua superfície lisa. É consenso que as juntas onde vão o rejunte já criam uma superfície com atrito suficiente para não permitir escorregões. Há no mercado, também, pastilhas pigmentadas que possuem mais porosidade em sua superfície. Podem ser uma alternativa se ainda com o rejunte você ficar receoso.

Pastilha de Vidro Pigmentado "Pantanal". Mais porosidade em sua superfície pode ser um ponto a mais para a segurança do ambiente. A venda na Casinha Bonita.
Pastilha de Vidro Pigmentado “Pantanal”. Mais porosidade em sua superfície pode ser um ponto a mais para a segurança do ambiente. A venda na Casinha Bonita.

Outros modelos de pastilhas pigmentadas, todas podem ser encontradas na Casinha Bonita:

Pastilhas de Vidro Pigmentado - Caribe - VM01 - Zoom (ML). copy
Pastilha de Vidro Caribe. Bastante utilizada em piscinas. A venda na Casinha Bonita.
Pastilha de Vidro Pigmentado Caramelo_Diagonal
Pastilha de Vidro pigmentado Caramelo. Você encontra na Casinha Bonita.

 

Recomendações

Além da recomendação anterior para utilização de pastilhas com maior teor de absorção de umidade para as áreas molhadas da casa, não recomendamos a aplicação de pastilhas metálicas, como as pastilhas de inox, em áreas de grande circulação e densamente mobiliadas. Isto porque este tipo de pastilhas podem sofrer riscos em sua superfície.

Ideias de aplicações

Pastilhas não saem de moda. Recentemente fizemos este post falando sobre novos materiais e tendências para esse revestimento tão querido dos arquitetos e decoradores. As possibilidades com o revestimento do piso com pastilhas de vidro são muitas. O conceito mais adotado é o da continuidade, onde as pastilhas revestem as paredes e continuam pelo chão.

Exemplo de continuidade das pastilhas pela parede e através do chão. Fonte.
Exemplo de continuidade das pastilhas pela parede e através do chão. Fonte.

A possibilidade de divisões no ambiente também é bem válida, onde um tipo ou cor de pastilhas é aplicado de um lado  e no box, por exemplo, há outro tipo.

Para o banheiro se recomendam cores claras e relaxantes, como o azul e o verde. São cores associadas à sensação de bem estar e asseio que este lugar da casa transmite. Claro, como sempre dizemos aqui, o projeto tem que estar do seu jeito, então outras combinações de cores são bem-vindas!

Abaixo, algumas ideias para o seu projeto. Não apenas para áreas molhadas, como outras também.

pastilhas-vidro-chao-cozinha
Cozinha com revestimento todo em pastilhas de vidro verdes. Encontre as pastilhas aqui. Fonte.

 

modern-apartment-12
A vista de outro ângulo. Fonte.

 

pastilhas-banheiro
Pastilhas sextavadas no chão do box. O resultado, combinando com outros detalhes nas paredes do banheiro, é muito elegante! Fonte.

 

pastilhas-chao-banheiro-rosas
Neste exemplo, as pastilhas dividem espaços no ambiente. O resultado é ótimo! Fonte.

 

Cozinha com piso revestido com pastilhas pretas com rejunte branco. Os dois podem ser encontrados na Casinha Bonita. Fonte.
Cozinha com piso revestido com pastilhas pretas com rejunte branco. Os dois podem ser encontrados na Casinha Bonita.   Fonte.
Piso de pastilhas formando mosaico. Totalmente manual, mas o resultado é incrível. Fonte.
Piso de pastilhas formando mosaico. Totalmente manual, mas o resultado é incrível. Fonte.

 

Banheiro
Banheiro com pastilhas de vidro “Bali”. As pastilhas são craqueladas, o que dá impressão de trincas em seu interior. Modelo singular! Podem ser encontradas, também, na Casinha Bonita.

E lembre-se: você encontra pastilhas de vidro em todas as cores e muitos modelos diferentes na loja virtual da Casinha Bonita! Tem pastilhas a partir de R$7,80! Só seguir este link e ser feliz 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *