Posso aplicar pastilha sobre azulejo ou outros revestimentos?

Posted on Posted in Argamassas, Linhas de Produto, Pastilhas

Sim! Já abordamos um pouco deste tema na postagem Argamassas para Pastilhas de Vidro e Inox: Guia Atualizado.

Existem algumas formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos como cerâmicas, ladrilhos, azulejos, drywall, madeira, porcelanatos, pedras… e até mesmo sobre outra pastilha, que são: utilizar argamassa de sobreposição, cola especial e as pastilhas adesivas.

Argamassa

Atualmente existem no mercado argamassas para pastilhas que são autofugantes, ou seja, ao mesmo tempo assentam e rejuntam além de possuir capacidade de sobreposição, sendo assim indicadas para assentamento sobre reboco ou para assentamento sobre pisos, cerâmicas, porcelanatos, pastilhas cerâmicas, de vidros e porcelanas sem a necessidade de rejunte adicional.

Você deve aplicar uma grossa camada de argamassa tipo AC2 ou AC3 uniformemente, respeitando o processo de mistura da mesma, sobre o revestimento com a ajuda de uma espátula.

Coloque as pastilhas na posição final, no sentido de baixo para cima e aperte com as mãos, pressionando de forma uniforme as peças até que saia o excesso da argamassa pelas bordas da pastilha.

Após colocar todas as pastilhas, com a ajuda da espátula espalhe o excesso de massa para rejuntar a pastilha.

Aguarde de 15 a 40 minutos ou quando a argamassa estiver firme e com o auxílio de uma esponja umedecida em água, limpe a superfície com movimentos circulares. Remova o máximo possível do excesso de rejuntamento. Repita essa operação até que as juntas fiquem lisas e no mesmo nível das bordas das pastilhas (não se esqueça de trocar a água para manter a esponja sempre limpa).

Após 12 horas da aplicação, limpe as pastilhas com um pano levemente úmido.

Lembre-se que para um acabamento perfeito você deve usar espaçador para manter o espaçamento igual entre as pastilhas.

Nós indicamos a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos. O uso dela só não é indicado para churrasqueiras, lareiras, estufas, saunas, frigoríficos e pisos aquecidos e sobre base de madeira, parquet, vinil, metal, fibra de vidro, aglomerado, pinturas e placa cimentícia.

      Argamassa Portokoll Premium Branca               Argamassa Portokoll Premium Cinza Platina

Veja abaixo o vídeo explicativo da aplicação quando o uso dela é só para sobreposição e o rejunte a ser utilizado é diferente (neste caso a pastilha possui plaquinhas de metal e o rejunte é este, específico para pastilhas metálicas):

Cola para azulejos e pastilhas

Tem a vantagem de ser mais prática em relação a argamassa.

Já vem pronta para uso, proporciona alta resistência e rapidez. Pode ser aplicada sobre azulejos, cerâmicas, drywall, ladrilhos, madeira, pastilhas e pedras. É um material que mescla as funções de cola e argamassa, sem necessidade de mistura com água. Dispensa o uso de argamassa e não altera a aparência das peças, inclusive pastilhas com acabamentos especiais e espelhadas.

O verso das peças a serem assentadas deve estar seco e limpo. A superfície onde será feita a aplicação deve estar plana, rígida, seca, limpa e livre de qualquer resíduo ou acabamento que possa interferir no processo de colagem. Antes de efetuar uma sobreposição, certifique-se que não existam peças soltas.

Utilize uma espátula plástica dentada para aplicar o produto sobre a superfície que receberá a pastilha, jamais aplique diretamente na pastilha, espalhe até 2m² por vez.

Coloque as pastilhas na posição final iniciando de baixo para cima e aperte com as mãos, pressionando de forma uniforme as peças. Assente uma fileira por vez até a secagem para que as peças não deslizem. Outra alternativa para evitar que as peças deslizem durante a aplicação é a utilização de calço ou fita crepe.

Após colocar as pastilhas, antes da cola secar completamente, limpe a superfície da mesma com um pano úmido para retirar qualquer excesso de cola.

Lembre-se que para um acabamento perfeito você deve usar espaçador para manter o espaçamento igual entre as pastilhas.

Aguarde 48 horas para rejuntar.

Nós indicamos a Cola Branca Massaplic para Pastilhas, disponível em frascos de 0,7 kg e 1,5 kg. O uso dela só não é indicado para piscinas ou saunas.

Veja o vídeo explicativo:

Pastilha adesiva

As pastilhas adesivas são prontas para serem assentadas pois são auto adesivas e podem ser aplicadas sobre qualquer superfície lisa, como azulejos, madeira, MDF, vidros, fibra de vidros, fórmicas, adesivo vinil, metal, em paredes lisas que tenham pintura em látex, acrílica, acetinada ou semi brilho. Ou seja, não necessita de argamassa e o uso do rejunte é opcional dependendo do modelo da pastilha.

Atualmente existem no mercado dois tipos de pastilhas adesivas, 1) as resinadas com rejunte, que são imitações de pastilhas feitas em filme de PVC adesivo, coberto com uma camada de resina de poliuretano flexível sendo bem inferiores, esteticamente falando, as 2) Pastilhas Adesivas de metal e/ou vidro que possuem um adesivo de altíssimo poder de adesão cujo uso do rejunte é opcional.

aplicacaopastilhasadesivas

Para a aplicação do segundo tipo de pastilha adesiva de metal e/ou vidro, que nós indicamos, basta retirar a película de trás da pastilha e aplicar a mesma sobre a superfície, cuide para aplicar certo e só dê o aperto final quando tiver certeza. Para facilitar a aplicação e manter o espaçamento correto entre uma placa e outra, utilize o espaçador.

Conheça alguns dos nossos modelos disponíveis:

pastilha-adesiva-titanio-frontalpastilha-adesiva-metalica-prata-frontalpastilha-adesiva-bronze-frontalpastilha-adesiva-metalica-ouro-principal-3

pastilha-adesiva-metalica-carvalho-principal
pastilha-adesiva-metalica-topazio-frontal
          pastilha-adesiva-onix-frontal           pastilha-adesiva-tanzanita-frontal

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja como é fácil aplicar:

Beatriz Huscher

Equipe Sincenet & Casinha Bonita

2 thoughts on “Posso aplicar pastilha sobre azulejo ou outros revestimentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *