topo2

Projeto de Piscina

Posted on Posted in Decoração de Ambientes, Piscina

Projeto de Piscina: Como Construir uma Piscina de Alvenaria

É Dezembro, mês de muitas festas, de família reunida, férias escolares, para alguns um pouco de descanso do trabalho e também de muuuuuuuuuuuito calor. No próximo dia 21/12 o verão inicia oficialmente, mas o calor não usa calendário, e como na maioria dos anos, ele não vai esperar até lá o início do verão pra aparecer. Nesses dias de temperaturas altas em que estamos “derretendo” por aí, ou “reféns” dos aparelhos de ar condicionado, é quase impossível não pensarmos em nos refrescar. Praia, bebidas absurdamente geladas, uma rede pra balançar na sombra são sempre boas pedidas para amenizar o calor, mas hoje vamos falar de uma outra solução que pode ser muito divertida, bonita, trazer conforto e momentos inesquecíveis para você, sua família e amigos. UMA PISCINA. E um projeto de piscina pode não ser uma simples solução para o calor, talvez ele seja um sonho pra você. Hoje queremos dar algumas dicas para que esse sonho se realize da melhor maneira possível.

Talvez você não tenha iniciado o seu projeto de piscina de alvenaria ainda. E não se engane, não se trata de cavar um buraco, revestir e encher de água. Entre a ideia e o primeiro mergulho existem muitas etapas. E é sobre elas algumas delas ue queremos falar nesse post. Inclusive, podemos começar dizendo que o processo todo pode levar alguns meses, portanto para que o próximo verão seja desfrutando momentos inesquecíveis na beira da sua tão sonhada piscina, não deixe para pensar nisso quando o calor voltar a bater na porta no fim do ano que vem. A hora é agora: Mãos à obra. E se você já está adiantado na sua obra, esperamos que também aproveite alguma das informações que vamos compartilhar aqui.
Lembramos que você pode sonhar, imaginar e desejar à vontade a realização do seu projeto de piscina, mas quando for o executar não deixe de procurar empresas e profissionais capacitados para isso.

Um exemplo de decisão importante a ser tomada com relação à sua piscina é a localização. Parece bobo, não é mesmo? Mas essa é uma etapa importante sim, afinal piscinas combinam (e muito) com sol, por isso não deixe de estudar o ambiente para projetá-la em uma área bem iluminada e com boa incidência de raios solares durante o dia inteiro. O estudo do solo é também um dos primeiros passos e extremamente importante para o caso de projetos de piscinas enterradas. Outra dica boa é evitar a proximidade da piscina com árvores de grande porte, frutíferas ou que percam muitas folhas constantemente. Assim você evita sujeira na água e facilita a manutenção.

Posição em relação ao sol

Fique atento à posição da piscina em relação ao sol, dê preferência para a face norte do terreno, pois é onde a incidência de sol é maior em qualquer estação do ano. No seu projeto de piscina o eixo maior, ou seja, o comprimento maior da piscina de preferência deve estar na mesma direção da linha leste-oeste. Procure um lugar no terreno que não tenha elementos geradores de grandes sobras na área da piscina.
As opções de design para seu projeto de piscina são inúmeras. Os formatos retangulares se adaptam muito bem à maioria dos terrenos, com ótimo aproveitamento da área disponível. Porém, nada impede que se abuse da criatividade, com traços arredondados e projetando áreas com diferentes profundidades. Lembre-se também de prever pontos de energia elétrica e considerar um espaço para casa de máquinas, onde ficará alojada a bomba de água.

Na foto abaixo, o resultado de um lindo projeto, fugindo do tradicional.

Fugindo ao padrão
Formato diferente harmonizando tanto com o terreno quanto com a área construída.

Nessa outra, o formato é tradicional, mas a cor foge um pouco do usual com a bela Pastilha De Vidro Cristal Miscelânea Verde da Casinha Bonita:

misc verde
Piscina construída com a Miscelânea Verde da Casinha Bonita

Abaixo um pequeno passo a passo para você ficar um pouco mais familiarizado com as etapas da obra propriamente dita. E como falamos antes, é preciso por as mãos à obra:

ett

 

Impermeabilização:

Este é um imprescindível passo no seu projeto de piscina. Há algumas formas diferentes e/ou que se completam para a impermeabilização da sua piscina. Consulte o profissional que vai ser responsável por essa parte do projeto para ver dos métodos abaixo o que melhor se aplica no seu caso antes de ir às compras.
1) aplicar uma manta líquida impermeabilizante sobre as paredes;
2) aplicar uma manta asfáltica impermeabilizante sobre as paredes;
3) mesclar um hidrofugante na argamassa que será utilizada para assentar o revestimento. (Aditivos impermeabilizantes são soluções químicas criadas para modificar as propriedades da argamassa a fim de que esta, ao secar, não absorva umidade ou líquidos. Eles são hidrofugantes e agem basicamente preenchendo os poros existentes não permitindo assim que a água penetre)

Argamassas

Além da tarefa de fazer a fixação do revestimento nas paredes e fundo da sua piscina, a argamassa pode auxiliar na impermeabilização. Por isso, essa é outra escolha que deve ser feita com muito cuidado. Prefira as argamassas que sejam indicadas para piscinas. É o caso da Argamassa Portokoll Premium Para Pastilhas que você encontra na Casinha Bonita

Argamassa_Portokol_Premium_Branca-700x700
Argamassa Portokoll Premium indicada para uso em piscinas e disponível na Casinha Bonita

 

A escolha do Revestimento

Revestir é uma das últimas partes no seu projeto de piscina. Em conjunto com o formato, o revestimento dará identidade à sua piscina. Harmonizará também com o paisagismo e a iluminação escolhidas para o seu projeto. Mas a escolha do revestimento passa longe de ser fácil. São tantos modelos, cores e tipos, sejam tradicionais ou até mesmo extravagantes, que tantas opções podem acabar tornando essa escolha um pouco demorada. Para ajudar você nós da Casinha Bonita indicamos as pastilhas de vidro. São muitos modelos e cores que estão na nossa loja à sua disposição, certamente você encontrará um que lhe agrade e caiba no seu orçamento.

 

As Pastilhas Para Piscina SINCENET tem 15 anos de garantia e estão disponíveis na Casinha Bonita:

papiscina
Pastilhas de Vidro para piscina Sincenet

Veja abaixo algumas imagens de cedidas por clientes que revestiram suas piscinas com as pastilhas Sincenet compradas na Casinha Bonita.

 

Pigmentada Caribe:

Pastilha de Vidro Pigmentado Caribe
Pastilha de Vidro Pigmentado Caribe – Imagem Cedida por Cliente

 

Cristal Puro Azul:

Pastilha de Vidro Cristal Puro Azul - Piscina (LV)-700x700
Pastilha de Vidro Cristal Puro Azul – Imagem Cedida por Cliente

Arte Água:

Arte Agua - Sincenet (2)-700x700
Pastilha de Vidro Cristal Arte Água – Imagem Cedida por Cliente

 

Observe esse interessante quadro de evolução execução de um projeto de piscina:

DIMENSÕES: de 2,70 a 6,43 m x 9,30 m; PROFUNDIDADE: 1,45 m; ESTRUTURA : alvenaria Estrutural; REVESTIMENTOS: pastilhas de vidro:

segundo etapas
Etapas da Obra

Esperamos que tenham gostado.
No ano que vem voltamos ao tema.
Um abraço.
Comentem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *