Como escolher a argamassa e o rejunte adequado para fazer a aplicação de revestimentos de pastilhas. Neste guia vamos te ajudar a entender o processo desde a escolha ideal de cores até a aplicação sobre diferentes tipos de superfícies. 


A alguna anos apresentamos uma pequena postagem sobre qual argamassa devemos utilizar no assentamento de pastilhas de vidro. Surpreendentemente essa postagem ultrapassou 30.000 de visualizações em 4 anos, o que nos deixou com a obrigação de compartilhar um guia mais completo, com o conhecimento e as experiências que adquirimos ao longo desse período.

Qual argamassa utilizar para aplicar pastilhas?

Quando for aplicar pastilhas de vidro deve-se tomar alguns cuidados para que o resultado seja o melhor possível. Para aplicação de pastilhas de vidro diretamente sobre o reboco, a argamassa mais indicada é a autofugante, ela já é própria para pastilhas e serve tanto para assentar as pastilhas como para fazer o rejunte.

A argamassa autofugante pode ser encontrada em diversas cores desde o branco até as coloridas como verde e azul. A argamassa autofugante pode ser utilizada tanto em áreas secas quanto em áreas molhadas como piscinas e banheiros.

Cores Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas

Argamassas Coloridas

Na maior parte dos casos a argamassa mais indicada para aplicação de pastilhas é a do tipo autofugante, que cola e rejunta simultaneamente. Assim como ocorre com os rejuntes, essa argamassa é mais comumente encontrada em tons claros, como branco e marfim, mas pode também ser encontrada em diversas outras cores.

Pastilhas Vermelhas com Rejunte Vermelho
Pastilhas Pretas / Argamassa Branca (foto de nossos clientes)
Pastilhas Miscelânea com Argamassa Branca (foto enviada por um de nossos clientes)

Duas são as alternativas mais comuns para aplicação da argamassa autofugante. A primeira delas é aplicá-la na cor branca, ou outra em contraste com a cor do revestimento, destacando assim cada pastilha individualmente, criando um efeito de mosaico.

Pastilhas Brancas com Rejunte Vermelho
Pastilhas Pretas com Argamassa Preta (foto enviada por um de nossos clientes)
Piscina com Argamassa Azul (foto enviada por um de nossos clientes)

A segunda alternativa seria aplicar a argamassa autofugante, ou o próprio rejunte, na cor predominante das pastilhas. Pastilhas vermelhas com argamassa vermelha, miscelâneas azuis com argamassa azul, etc. Essa combinação destaca o conjunto, ao invés da individualidade, criando uma sensação de amplitude. Ou seja, uma solução interessante principalmente para superfícies pequenas ou ambientes que já utilizam de diversos elementos decorativos.

Qual quantidade que devo utilizar?

O recomendado é de 4 a 5 kg de argamassa autofugante para cada metro quadrado de pastilhas.

Posso aplicar pastilhas sobre piso ou azulejo?

Sim é possível de ser feito, mas alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo, a argamassa utilizada deve ser a ACII ou ACIII branca com indicação para sobreposição. Nunca utilizar a argamassa cinza, pois ela poderia manchar as pastilhas. Após a aplicação das pastilhas com a argamassa branca utilizar rejunte para fugas finas, menor que 4 mm. Seguindo este procedimento as pastilhas irão ficar bem colocadas e com um acabamento super bacana.

Aplicação de Pastilhas sobre outros pisos

Quando a aplicação das pastilhas de vidro e inox ocorre sobre azulejos ou outros pisos, deve-se atentar para utilização de argamassas indicadas para sobreposição, sejam elas do tipo AC2 ou AC3. Hoje já existem no mercado argamassas para pastilhas que são autofugantes e ao mesmo tempo possuem capacidade de sobreposição, sendo assim indicadas tanto para assentamento sobre reboco como para assentamento sobre pisos, sem necessidade de rejunte adicional. Um exemplo que podemos indicar é a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos.

Outra opção para aplicação de pastilhas sobre azulejos e também sobre móveis, é o uso de colas específicas para esse fim. Trata-se na verdade de um material que mescla as funções de cola e argamassa, o qual já vem preparado para aplicação imediata, sem necessidade de mistura com a água. Outra indicação bastante comum desse produto é para confecção de mosaicos. Como exemplo, podemos mencionar aqui a Cola para Azulejos e Pastilhas Massaplic. Lembramos apenas que no caso da cola, após a secagem da mesma, é indicado fazer um acabamento final com algum rejunte para fugas finas.

Pastilhas de Vidro Cristal Stylus Veneza assentadas sobre piso cerâmico.

Aplicação de Pastilhas sobre reboco

Para aplicação das pastilhas diretamente sobre o reboco, as argamassas mais indicadas são as do tipo autofugante (muitas vezes denominadas apenas como “argamassa para pastilhas”). Esse material contém simultaneamente propriedades de argamassa e de rejunte, ou seja, pode ser utilizado para assentar as pastilhas sobre o reboco e na sequência para dar o acabamento final rejuntando as mesmas.

Há diversas marcas oferecidas no mercado, dentre as quais podemos citar a Portokoll, Quartzolit, Ceramfix e Euromax. Boa parte desses fabricantes oferece a argamassa autofugante não apenas na cor branca (que é certamente a mais difundida), mas também em tons de cinza, bege, azul, vermelho, etc. Como referência, cabe mencionar que em média utilizam-se 4,5 kg de argamassa para cada metro quadrado de pastilhas a serem assentadas, embora isso possa variar um pouco em função da marca da argamassa, do tipo de pastilhas e da prática do assentador.

Como alternativa, também se pode utilizar argamassa branca (seja ela autofugante ou não) apenas no assentamento das pastilhas e na sequência fazer o acabamento final com algum rejunte diferenciado: colorido, acrílico, siliconado ou epóxi. Essa prática é muito utilizada para pastilhas de inox, como veremos na descrição a seguir.

Pastilhas de vidro e pedra assentadas com argamassa branca.

Rejunte para Pastilhas de Inox

Embora o assentamento das pastilhas metálicas possa ser realizado com a mesma argamassa utilizada para pastilhas de vidro, muitas vezes se recomenda utilizar um rejunte diferenciado, com o intuito de minimizar a possibilidade de avarias nas pastilhas durante a instalação e limpeza das mesmas. Isso é verdade principalmente para as pastilhas de inox espelhadas, cuja superfície é mais sensível a riscos.

Como sugestão para rejuntamento dessas pastilhas, encontram-se os rejuntes acrílicos, os rejuntes siliconados e os rejuntes cimentícios de baixíssima granulometria. Dentro dessa linha de produtos podemos citar o Rejunte Portokoll Premium para Pastilhas Metálicas e o Rejunte Siliconado Euromax.

Pastilhas de Inox Imperial aplicadas na cozinha de nossa cliente Lenir.

Assentamento de Pastilhas em Piscinas

Para aplicação de pastilhas de vidro (e também cerâmicas) em piscina, a escolha correta da argamassa é um fator essencial. Nesse caso a argamassa deve apresentar uma determinada plasticidade para suportar a pressão d’água com o mínimo de rachaduras e também certa resistência aos produtos químicos utilizados no controle de qualidade da água. Porém, cabe mencionar que não há produtos “milagrosos” que compensem distorções elevadas em termos de alcalinidade e dureza cálcica da água, portanto o controle de qualidade da mesma deve ser mantido mesmo quando a argamassa apropriada for utilizada.

Para assegurar que determinada argamassa ou rejunte é indicada para aplicação em piscinas, é preciso sempre conferir as instruções do fabricante. Como exemplos de alternativas difundidas no mercado temos a Argamassa Pastilhas Exteriores Quartzolit e a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos (que já mencionamos anteriormente por suas propriedades de sobreposição). Cabe ressaltar que em ambos os casos estamos tratando de argamassas que além de serem próprias para piscina, também fazem a função de rejunte (ou seja, são autofugantes).

Piscina revestida com pastilhas de vidro em tons de verde.

Fugindo da Argamassa

Para aqueles que estão mais interessados em fugir da argamassa do que decidir qual comprar, ainda resta uma alternativa. Já existem no mercado pastilhas adesivas com altíssimo poder de adesão, indicadas para aplicação sobre pisos, móveis ou paredes lisas. Cabe sempre atenção para não confundir “pastilhas adesivas” por “adesivos de pastilhas”, uma vez que se tratam de materiais com qualidades distintas. Embora a variedade de cores e formatos ainda seja menor que as das pastilhas de vidro e inox tradicionais, há opções muito interessantes como as pastilhas adesivas metálicas utilizadas para revestir a bancada abaixo.

Bancada com Pastilhas Adesivas Metálicas Titânio.

Como Aplicar Pastilhas de Vidro com argamassa

Como você acabou de ver com o uso da argamassa correta, é possível também aplicar pastilhas sobre um revestimento antigo!

Atualmente é possível fazer a aplicação de pastilhas de vidro, metal, madrepérola, pedra, etc., sobre outros revestimentos já existentes com o uso de argamassas de sobreposição. Além de possuir a capacidade de sobreposição, a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos é autofugante, ou seja, ao mesmo tempo que assenta também rejunta.

Ela pode ser utilizada para fazer assentamento sobre reboco, pisos, cerâmicas, porcelanatos, pastilhas cerâmicas, de vidros e porcelanas sem a necessidade de rejunte adicional (exceto para pastilhas de inox que necessitam de rejunte especial, com baixa granulosidade, para não riscar).

Veja abaixo o vídeo explicativo da aplicação quando o rejunte a ser utilizado é diferente (neste caso a pastilha possui plaquinhas de metal e o rejunte deve ser específico para pastilhas metálicas):

Para fazer a aplicação siga o passo a passo ou o vídeo abaixo:

  • • Retire todos os objetos que estiverem sobre a superfície que será revestida;

 

  • • Verifique se a superfície está nivelada, limpa, sem umidade e se está bem rebocada para os casos de assentamento sobre reboco;

 

  • • Com uma talhadeira e um martelo, faça pequenos picotes na parede, eles vão favorecer ainda mais a aderência da argamassa;

 

  • • Prepare a argamassa - Em um recipiente lipo e seco faça a mistura da argamassa com água, conforme indicações na embalagem;

 

  • • Para que o alinhamento das pastilhas fique perfeito, verifique o nível da parede e faça a demarcação da linha com lápis. Essa linha vai servir de referência para a aplicação da primeira coluna de pastilhas. Depois, as próprias pastilhas já aplicadas devem garantir o alinhamento das próximas;

 

  • • Com a ajuda de uma espátula, estenda a argamassa sobre a base da desempenadeira;

 

  • • Em seguida passe o lado dentado em um ângulo de 60º sobre o revestimento;

 

  • • Devolva a argamassa aderida na desempenadeira ao recipiente de mistura, reamasse e utilize novamente;

 

  • • Faça por partes: aplique cada vez a quantidade suficiente para cobrir uma área de mais ou menos 3 placas de pastilhas com uma camada grossa e uniforme de argamassa;

 

  • • Coloque as pastilhas na posição final, no sentido de baixo para cima e aperte com uma desempenadeira de madeira ou plástico com espuma, pressionando de forma uniforme as peças até que saia o excesso da argamassa pelas bordas da pastilha;

 

  • • Após colocar todas as pastilhas, com a ajuda da espátula, espalhe o excesso de massa para rejuntar a pastilha (ATENÇÃO: S e o rejuntamento não for feito com a própria argamassa, é preciso remover os excessos entre as fugas).;

 

  • • Aguarde de 15 a 40 minutos ou quando a argamassa estiver firme e com o auxílio de uma esponja umedecida em água, limpe a superfície com movimentos circulares. Remova o máximo possível do excesso de rejuntamento. Repita essa operação até que as juntas fiquem lisas e no mesmo nível das bordas das pastilhas (não se esqueça de trocar a água para manter a esponja sempre limpa);

 

  • • Após 12 horas da aplicação, limpe as pastilhas com um pano levemente úmido.

Lembre-se que para um acabamento perfeito você deve usar espaçador para manter o espaçamento igual entre as pastilhas.

A Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos não é indicada para churrasqueiras, lareiras, estufas, saunas, frigoríficos, pisos aquecidos e sobre base de madeira, parquet, vinil, metal, fibra de vidro, aglomerado, pinturas e placa cimentícia.

Posts Relacionados