Hotel de Gelo VI

Um Hotel Construído em Gelo

Posted on Posted in Arquitetura, Curiosidades

Enquanto aqui no Brasil o verão bate a nossa porta, no norte do planeta dezembro é hora de se preparar para um frio intenso. É por isso que nesse post vamos apresentar um hotel construído inteiramente em gelo, em uma pequena aldeia chamada Jukkasjärvi, na Suécia.

Nesta localidade de apenas 550 habitantes, as temperaturas frequentemente alcançam -30º C durante o inverno. É nessa época que o maior hotel de gelo do mundo, com cerca de 6.000 metros quadrados, é construído todos os anos, incluindo bar, igreja e acomodações para mais de 100 hóspedes. Tudo isso aproveitando cerca de 30 toneladas de neve e gelo extraídos do rio Torne, que corta a região.

Mas e o que acontece quando termina o inverno? É isso mesmo que você está pensando, o hotel simplesmente derrete. Isso geralmente ocorre no mês de abril, ou seja, na primavera sueca, com a água retornando ao mesmo rio que deu origem à obra. Ciclo este que permite a arquitetos, designers, engenheiros e artistas reprojetar completamente a nova construção a ser erguida na temporada seguinte. Quer se aventurar em baixo desse teto? As diárias nos quartos mais simples custam a partir de 120 euros por pessoa.

 

Gustavo B. Stringari
Sincenet Pastilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *