Em um tempo onde Barcelona é tantas vezes associada aos craques do futebol, como Messi e Neymar, cabe relembrar o quanto a história e cultura dessa cidade também está conectada a um craque da arquitetura: Antoni Gaudí.

Casa Batlló
Fonte da foto: www.grooveisintheart.com

Casa Batlló
Fonte da foto: www.papodearquitetas.blogspot.com.br
Ícone do Modernismo Catalão, Antoni Gaudí rompeu paradigmas com projetos ousados, onde transparecem três de suas grandes paixões: a arquitetura, a natureza e a religião. Dentre esses projetos destacamos o Parque Güell (1885-1889), a Casa Betlló (1905-1907), La Pedrera (1905-1907) e o Templo da Sagrada Família, iniciado em 1884 e não concluído até sua morte em 1926.

La Pedrera
Fonte da foto: www.travelmagazine.org

Parque Güell
Fonte da foto: www.seaventurandonaeuropa.blogspot.com.br
A construção deste último projeto, o Templo da Sagrada Família, ainda segue em andamento, mesmo já se passando quase um século da morte de Gaudí. As previsões mais otimistas indicam que o templo estaria concluído em 2026. Cabe ressaltar que o próprio arquiteto costumava afirmar que seu cliente (Deus) não tinha pressa. Como curiosidade, o projeto da Sagrada Família rende a Gaudí um processo de beatificação, ainda em estudo, no Vaticano, afinal relata-se que “conversões” ocorreram graças a beleza da sua obra.

Sagrada Família
Fonte da foto: www.madlyjuicy.com

Sagrada Família
Fonte da foto: www.vivagaudi.org
Gustavo B. Stringari
Sincenet Pastilhas
www.casinhabonita.com.br
2 comentários
nilza veríssimo da silva · 30 de janeiro de 2014 às 18:29
Certamente o cliente desse arquiteto não tem pressa mesmo, pois a esperança dele e a inspiração é projeto do cliente dele, o poderoso DEUS.. Lindo, lindo.
Fabio Santos · 10 de abril de 2014 às 08:55
Barcelona…uma das mais belas cidades da Europa Moderna.