Na hora de mobiliar e decorar a casa, queremos que tudo saia perfeito, não é?

Os banheiros costumam ser os menores ambientes das residências, e é comum ter dúvidas sobre como aproveitar o espaço da melhor maneira.

Escolher de forma adequada os móveis do banheiro é essencial para torná-lo o mais prático possível, sem deixar de lado a parte estética.

Listamos abaixo algumas questões que vão te ajudar a se inspirar e criar um banheiro lindo e funcional de maneira descomplicada:

+ Leia também: Cubas foscas – Tendência que veio para ficar!
Quanto espaço eu tenho?

O primeiro passo é saber as dimensões do seu banheiro. Caso esteja reformando um ambiente já construído, é essencial medir o espaço onde se pretende colocar o móvel, tomando cuidado para que o mesmo não impeça o movimento da porta e lembrando que se o vaso sanitário ficar ao lado do móvel, deve-se deixar uma distância de aproximadamente 30 centímetros entre eles.

Caso esteja com um projeto ainda no papel, as medidas poderão ser consultadas na planta baixa.

Qual o tamanho ideal do móvel?

A largura do seu móvel dependerá diretamente do espaço disponível, porém a profundidade e altura do mesmo seguem alguns padrões.

A altura ideal para a utilização da pia é entre 80 e 90 centímetros. Existem diversos tipos de cubas no mercado, e é importante saber o modelo a ser usado para definir a altura do móvel.

Por exemplo: Se a cuba escolhida for de embutir, a bancada pode ficar a 90 centímetros do chão. Por outro lado, se a cuba escolhida for de apoio e tiver 12 centímetros de altura, a altura da bancada pode ser reduzida para 78 centímetros (90 menos 12). Em ambos os casos a altura final seria a mesma.

Quanto à profundidade, o ideal é tentar mantê-la entre 40 e 55 centímetros. Se quiser utilizar também armário superior, esse deve ser mais estreito que o inferior para não interferir em seu uso.

O que eu preciso guardar?

Definir o que você gostaria de guardar no seu móvel é interessante para a escolha de algumas características. Para quem quer guardar maquiagens, por exemplo, o uso de gavetas largas pode ser bastante prático. Já para armazenar produtos de higiene pessoal – shampoo, sabonetes, cremes – as portas e prateleiras podem ser mais úteis. Há também a opção das prateleiras aparentes e nichos, onde se pode dispor toalhas, velas e itens decorativos. Vale escolher apenas uma dessas opções ou combiná-las de acordo com o seu gosto.

Quem vai utilizar o banheiro?

Dependendo do usuário, pode ser uma boa ideia escolher uma cuba menor e deixar mais espaço livre na bancada, ou uma cuba maior quando não se necessita de tanto espaço livre.

Outra opção bacana para quem vai dividir o banheiro é a utilização de duas cubas, para que mais de uma pessoa possa utilizar o espaço ao mesmo tempo.

 

Esperamos que o post tenha ajudado!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Abraços,

Caroline Heidemann

Equipe Sincenet & Casinha Bonita


2 comentários

Sandra Aparecida de Sousa Costa · 13 de janeiro de 2019 às 13:05

Como decorar um banheiro pequeno

Casinha Bonita · 5 de março de 2019 às 11:59

Olá, Sandra!

Para decorar um banheiro sempre é recomendado primeiramente pensar no tema ou na tendência que você vai querer para o seu banheiro. Se ele vai ser um banheiro para crianças, com temática mais infantil, se vai ser um banheiro com temática mais retrô e rústica para combinar com outros cômodos da casa, se vai ter móveis, iluminação e acabamentos mais modernos, etc.
O melhor é sempre observar as principais tendências do mercado, ou tentar observar quais as temáticas que já estão presentes em sua casa, para sempre valorizar ainda mais outros cômodos, fazendo combinações de temáticas que combinem ou conversem entre si.
Para projetos maiores ou de reformas completas sempre é recomendado a consulta de um arquiteto, pois muitas vezes é preciso mexer na parte estrutural da casa. Mas para pequenas mudanças ou melhorias, como alteração de uma cuba, ou aplicação de pastilhas em uma parede para valorizar o ambiente, você pode sempre contar com o nosso site, blog, canal do Youtube e até mesmo nosso Instagram e Facebook para ver dicas de decoração e novidades que sempre estamos trazendo em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *