Se você está em dúvidas de onde colocar o filtro de água na cozinha, saiba que existem modelos de filtros que são de passagem, também chamados de filtro de embutir e de purificador de água para torneira, e neste post vamos ensinar o passo a passo da instalação do filtro de passagem em uma torneira monocomando com passagem para água filtrada.

A grande vantagem deste tipo de torneira é que o filtro fica escondido embaixo da pia, dentro do móvel, sem ocupar mais espaço da área de trabalho! Então você não precisa se preocupar em estragar o visual da sua cozinha planejada com um purificador sobre a bancada 🙌

É um filtro ideal para apartamentos pequenos e também para quem quer uma cozinha mais organizada e com um visual mais clean, como o dessa cozinha projetada pela arquiteta Anamaria Miranda da Art 2A Arquitetura com o filtro embutido instalado na Torneira Monocomando para Filtro Ibiza.

Art 2A Arquitetura (Julia Herman Fotografia)

Mas primeiro, você precisa saber se a sua torneira possui essa passagem exclusiva para água filtrada. Para saber é bem simples, basta olhar na parte de baixo da torneira e verificar se ela possui 3 dutos para conectar as mangueiras: um para água quente, um para água fria e outro para o filtro.

Caso a sua torneira monocomando possua apenas dois dutos, também é possível fazer a instalação do filtro porém, sempre que você acionar a água fria para lavar a louça por exemplo, a água que sair necessariamente vai passar pelo filtro. Dessa forma vai reduzir muito a vida útil do filtro e será necessário trocar o refil com mais frequência.

Além disso, por mais que você acione apenas a água fria, não é garantido que irá sair apenas a água filtrada, pode ser que misture com um pouco da água não filtrada. Então, o recomendado mesmo é instalar uma torneira para filtro.

Já nas torneiras monoconando para filtro, que possuem passagem para água filtrada, esse problema não acontece pois o terceiro duto é exclusivo para o filtro o que possibilita o acionamento simultâneo sem cruzamento de água.

Conheça os modelos disponíveis na loja online da Bela Metais:


Torneira Monocomando para Filtro de Passagem Embutido -

Torneira para filtro Ubatuba

COMPRAR


Torneira Monocomando para Filtro de Passagem Embutido - Ibiza

Torneira para filtro Ibiza

COMPRAR


Torneira Monocomando para Filtro de Passagem Embutido - Ibiza Black

Torneira para filtro Ibiza Black

COMPRAR

Confira a seguir como é simples fazer essa instalação:

  1. Não se esqueça de fechar o registro!

  2. Primeiro você precisa fixar a torneira na bancada. Para isso, passe as 3 mangueiras pelo buraco na bancada, mas não se esqueça de passar por elas a porca, rosca e a borracha de vedação inferior.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro

  3. Agora instale as 3 mangueiras nos dutos da torneira, note que a mangueira menor é para água filtrada e os dois maiores para a água quente e fria. Para saber qual é o duto da água filtrada, note que o comando de ligar e desligar a água filtrada está na mesma direção do duto dela.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro

  4. Como essas mangueiras possuem borrachas de vedação na ponta, você não deve usar a fita veda rosca. Faça o aperto apenas com a mão, se você usar uma ferramenta e apertar muito forte pode acabar estragando a mangueira.

  5. Agora fixe a rosca na torneira e depois prenda firme na bancada com a porca.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro

  6. Instale dois nípeis nas saídas de água da parede e depois na saída de água fria, conecte um T Hidráulico. Não se esqueça de usar a fita veda rosca, nessas conexões em que não existe borracha de vedação, é imprescindível usar para não ocorrer vazamentos.

  7. Uma dessas duas novas saídas será para o monocomando e a outra para o filtro. Conecte outros dois nípeis nessas saídas e escolha um para instalar o filtro. Pode escolher qualquer uma das duas saídas, única questão é verificar se o filtro vai ficar bem posicionado.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro

    Nós recomendamos o Filtro de Passagem da Lorenzetti Loren Acqua 5″ que pode ser instalado em qualquer posição, para cima, para baixo, para o lado… o que ficar melhor na sua instalação.

  8. Aperte o botão de despressurização. Desrosqueie o copo da tampa do filtro. Repare que esse filtro possui as marcações IN que é por onde a água deve entrar e OUT que é por onde a água deve sair, então sempre instale o lado com o IN na parede e o OUT na mangueira.

    Mas é importante que você verifique no manual do seu modelo de filtro as especificações e o passo a passo certinho da instalação.

  9. Agora fixe o lado IN no T Hidráulico e conecte um nípel no OUT ou, caso seja necessário, o adaptador 3/8” que acompanham as torneiras para filtro da Bela Metais, utilizando fita veda rosca. Depois conecte a mangueira do filtro, ela possui borracha de vedação, então não utilize fita veda rosca.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro

  10. Verifique se o anel de vedação está bem posicionado no filtro e rosqueio novamente o copo na tampa do filtro.

  11. Instale as mangueiras de água quente e fria nas suas respectivas saídas, elas também possuem a borracha de vedação, então também NÃO use o veda rosca aqui.
    Como instalar filtro de passagem para torneira para filtro
  12. Abra o registro, aperte o botão de despressurização no filtro, até a completa saída do ar no sistema, verifique se não está ocorrendo nenhum vazamento e pronto!

Agora você já pode usar a sua torneira monocomando com a água quente e fria e ter água sempre filtrada!

Quer ficar por dentro dos lançamentos, promoções e conteúdos novos aqui do Blog? Cadastre-se abaixo!

* campos obrigatórios
Sobre os seguintes produtos: