Para escrever este post, convidamos a Marcela, designer da Viva Hauz, para explicar sobre um de seus projetos e dar dicas sobre como planejar a bancada da cozinha. Como por exemplo, qual é a altura e profundidade ideal de uma bancada de cozinha, quais as medidas de uma gaveta para guardar talheres e demais itens e qual a funcionalidade do rodapé em uma bancada de cozinha.

No final deste post, ela ainda dá algumas dicas de modelos de torneira e demais acessórios para facilitar o seu dia a dia. Todas as informações e dicas sobre como planejar a bancada da cozinha, você pode conferir também no vídeo abaixo:



Como começar a planejar a bancada da cozinha

É muito importante, quando for planejar um ambiente, entender quais as necessidades dos moradores para aquele ambiente, seus gostos e estilos, qual é a sua rotina e listar as informações mais técnicas como por exemplo quais são os eletros que serão utilizados.

Como planejar a bancada da cozinha

Nesta área gourmet o cliente tinha a necessidade de um ambiente com uma boa circulação, que fosse prático onde tudo estivesse a mão, mas também precisava de um espaço amplo para trabalhar sobre a bancada, tanto na área seca quanto na área molhada.

Depois de levantar todas aquelas informações e tirar as medidas do ambiente, é que começa o planejamento do espaço.


Qual a profundidade de uma bancada de cozinha?

A profundidade da bancada seguiu a mesma medida da churrasqueira para criar uma continuidade, além de estar dentro da medida padrão para uma boa área de trabalho. Essa medida padrão varia entre 63 e 68 cm de profundidade. Mas sempre confira o espaço disponível para não atrapalhar a circulação do ambiente.


Qual a altura ideal para a pia e bancada de cozinha?

A altura média da bancada, incluindo o rodabase é de 90 cm, mas pode ser maior ou menor dependendo do que fica mais confortável para os moradores. Esse rodabase é muito importante para dar o acabamento e tampar os pezinhos do móvel, além de evitar o acúmulo de sujeiras por debaixo dele e possibilitar uma limpeza mais pesada do piso, sem danificar a madeira do móvel.

Como planejar bancada cozinha 05


Como planejar um gabinete funcional (onde colocar portas e gavetas na bancada)?

Depois de definir a altura e profundidade da bancada, começamos a planejar a disposição da cuba e das portas e gavetas. Geralmente na frente da cuba optamos por colocar duas portas pois facilita o acesso para a instalação da torneira, válvula e sifão. Além de você conseguir aproveitar melhor esse espaço para guardar diversos itens.

Como planejar bancada cozinha 06

Para definir o tamanho dessas portas, além de levarmos em consideração o tamanho da cuba, optamos por instalar sobre a bancada uma lixeira embutida, então somamos o espaço que seria necessário para que ela ficasse dentro deste espaço.

Poderíamos também ter optado por colocar a lixeira atrás das gavetas e fazer uma gaveta maior, porém o que ganharíamos no comprimento, perderíamos na profundidade, pois a gaveta deveria ser menos profunda para não bater na lixeira.


Quais as medidas das gavetas e prateleiras para cozinha planejada?

E tão importante quanto planejar a disposição das gavetas e portas, é planejar a altura das gavetas e prateleiras internas. Para guardar talheres, o ideal é que a gaveta tenha 10 cm de altura, já para guardar panos, descansos de panelas e demais itens, 20 cm de altura é o ideal.

Como planejar bancada cozinha 0

Já a prateleira interna, dentro da porta, você pode dividir a altura no meio, mas preste atenção se essa altura será suficiente para guardar panelas maiores e se você terá espaço para a instalação de um filtro, aquecedor, pressurizador ou de uma torneira extensível, dependendo qual for a sua necessidade.

Como planejar bancada cozinha 06


Onde instalar a cuba na pia da cozinha?

Para definir o local da cuba, é preciso prestar atenção onde estão as saídas de água para a instalação da torneira e a entrada do esgoto para a instalação do sifão.

Como planejar bancada cozinha 06

Como uma das necessidades do cliente era ter um espaço amplo para trabalhar sobre a bancada, deslocamos a cuba um pouco o lado, aumentando assim o espaço da área seca ao lado da churrasqueira, ideal para preparar a comida, e deixamos o restante da bancada para a área molhada.

Aproveitamos esse espaço abaixo da área molhada para instalar a adega climatizada, que era uma das exigências nesse projeto, e acima dela conseguimos espaço para mais uma gaveta.


Não se esqueça NUNCA quando for planejar a cozinha!

É muito importante que quando você for planejar já tenha em mente quais são os modelos exatos de eletros que você vai comprar, pois dessa forma, com as medidas em mãos, é possível planejar o espaço exato e fazer o melhor aproveitamento do móvel.


Como otimizar a bancada da cozinha e deixar ainda mais funcional.

Para finalizar a bancada, optamos por alguns itens da Bela Metais para deixar a rotina dos moradores ainda mais prática e o projeto ainda mais funcional.

Uma dela é a lixeira embutida que comentei antes. Optamos por esse modelo de lixeira para preservar a livre circulação da cozinha além de o descarte de resíduos ser mais fácil pois está ao alcance das mãos, perto de onde se preparam os alimentos.

Como planejar bancada cozinha 06

A Torneira optamos pelo modelo Ibiza que integra o monocomando com uma segunda função que é a passagem de água filtrada. É muito prática pois você pode utilizar as duas funções ao mesmo tempo, sem misturar as duas águas e não precisa perder espaço sobre a bancada para instalar um purificador. O filtro da torneira fica embaixo da bancada, dentro do móvel.

Como planejar bancada cozinha 06

E para completar, instalamos um dosador de detergente que ocupa menos espaço que uma tradicional embalagem de detergente, combina com a torneira e deixa a decoração mais fluída. O seu recipiente tem capacidade para um tubo inteiro de detergente e ele fica naquele espacinho atrás da cuba que seria um espaço morto. Acho uma solução perfeita!

Como planejar bancada cozinha 06


Dica bônus da Bela Metais

Opte por combinar os itens torneira + dosador de detergente e cuba + lixeira para manter a decoração conversando entre si de maneira fluída. Ainda é possível combinar todos esses itens em uma mesma cor, como Dourado, Rosé Gold, Preto e Prata!

Bancada cozinha cuba torneira dosador de detergente dourada

Cuba de Inox Kai Dourada + Torneira de Filtro Ibiza + Dosador de Detergente Vintage Dourado


Bancada cozinha cuba torneira dosador de detergente preta

Cuba de Inox Kai Preta + Torneira de Filtro Ubatuba Preta + Dosador Flat Preto


Bancada cozinha cuba torneira dosador de detergente rosé gold

Cuba de Inox Kai Rosé Gold + Torneira Gourmet Riviera Rosé Gold


Cuba de Inox Kai Prata + Torneira Gourmet Bali Preta e Cromado + Dosador Basic Cromado


Quer ficar por dentro dos lançamentos, promoções e conteúdos novos aqui do Blog? Cadastre-se abaixo! 😉

* campos obrigatórios




0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *