Reparamos que existem muitas dúvidas em relação à instalação da Ducha Vertical com Hidromassagem e por isso, apanhamos todas as dúvidas frequentes que encontramos aqui no nosso Blog no post Duchas de Hidromassagem Verticais: a solução que faltava para o banheiro, no vídeo de instalação no canal do Youtube e também com os nossos clientes.

As Duchas Verticais com Hidro são uma ótima opção para quem não dispõe de espaço no banheiro para a instalação das convencionais banheiras com hidromassagem pois por ser de um tamanho similar à um chuveiro convencional, você não precisa de um espaço extra para sua instalação, basta substituir o chuveiro pela Ducha de Hidromassagem.

De modo geral, a instalação da Ducha Vertical com Hidromassagem é muito simples e abordamos neste post aqui, mas como muitas instalações não foram feitas pensando na instalação desses modelos de Duchas Verticais, surgem muitas dúvidas sobre possíveis adaptações.

No post Como instalar Ducha Vertical com Hidromassagem descrevemos o passo a passo da instalação e damos algumas dicas úteis que você também encontra neste post! Porém, aqui vamos tentar esclarecer todas as situações possíveis, o que pode e o que não pode fazer, quais adaptações são possíveis e o que não é recomendado.

Começamos abordando as dúvidas sobre os registros, depois sobre a pressão e vazão e por fim sobre a fixação da ducha. Confira:

  • Pode instalar a ducha vertical com hidromassagem com apenas 1 registro?
    Para ter água quente e fria não, estes modelos de duchas verticais possuem 2 mangueiras, uma para a água quente e a outra para a água fria e ela possui um misturador monocomando para fazer o controle da temperatura da água. Para um lado sai água fria, para o outro água quente e no meio ela faz a mistura, então você tem um controle total da temperatura! Mas caso queira instalar na área da piscina para usar apenas com água fria, é possível sim utilizando um T Hidráulico (o passo a passo é similar à adaptação da Torneira Monocomando que você confere neste post aqui) porém, na Bela Metais você também encontra o modelo específico de Ducha Vertical com Base para a Área da Piscina.
  • Tenho que colocar um misturador ou já o próprio registo da ducha vertical é monocomando e faz a mistura?
    Como já respondi na pergunta anterior, é a própria ducha que faz a mistura da água, ela possui um monocomando no corpo para regular a temperatura da água.  😉
  • Tenho aquecimento externo, mas apenas 1 saída para instalar a ducha vertical, o que fazer?
    Você precisa quebrar a parede para colocar 2 registros, um para água fria e outro para água quente. Não se esqueça que a distância máxima entre os centros do registro é normalmente de 15 cm e entre extremidades dos registros 17,8 cm (mas confira o espaçamento disponível na parte de trás da sua ducha), então peça para o seu pedreiro ou encanador prestar atenção neste detalhe.
  • Fiz a instalação da ducha vertical, mas só sai água fria, o que fazer?
    Acredito que nesse caso a instalação dentro da parede misture a água quente com a água fria e o que pode estar acontecendo é que você possui mais pressão na sua água fria que na água quente, então a água fria empurra a água quente contra a tubulação e impede a sua passagem. O ideal seria quebrar a parede e separar, mas sabemos que muitas vezes isso não é viável, então como sugestão, você pode utilizar um pouco de massa epóxi e fazer essa divisão lá dentro. Não é o ideal, mas funciona.
  • Água quente e fria se misturam, posso fazer a instalação?
    Caso você tenha dois registros na parede, um para água quente e outro para água fria, é a mesma coisa que explicamos anteriormente, o ideal seria quebrar a parede e separar, mas sabemos que muitas vezes isso não é viável, então como sugestão, você pode utilizar um pouco de massa epóxi e fazer essa divisão lá dentro. Não é o ideal, mas funciona.
  • Pode usar a ducha vertical só na água fria?
    Pode. Caso você vá instalar na área da piscina e tenha apenas 1 saída de água na parede, pode utilizar um T hidráulico na saída da parede e conectar as mangueiras nas duas saídas sobressalentes, semelhante à adaptação da torneira monocomando apenas com água fria que explicamos neste post. Mas também temos um modelo de Ducha Vertical para a Área da Piscina para usar apenas com água fria, feita em bambu e inox 304 e possui 3 anos de garantia!
  • A ducha com hidromassagem precisa de alguma alimentação externa?
    As Duchas Verticais da Bela não precisam de energia pois não possuem resistência elétrica. A água já deve chegar aquecida, seja por aquecimento solar, gás ou boiler. E os modelos com luz de LED ou painel de LCD utilizam a energia gerada pela própria água para funcionar, legal né?
  • A ducha vertical com hidromassagem esquenta a água?
    Como disse anteriormente, elas não possuem resistência e precisam de algum tipo de aquecedor externo, como elétrico, solar ou boiler.
  • Tenho uma ducha convencional, consigo instalar uma ducha de hidromassagem?
    Se você possui dois registros, um para água quente e um para água fria, pode sim! Você precisa tampar a saída de água lá em cima com um tampão e na hora de fixar os suportes da ducha, vai precisar deslocar eles para os lados para não furar a tubulação central. Confere no passo a passo no post da instalação da ducha vertical com hidromassagem.
  • Posso instalar a ducha vertical com hidromassagem com um aquecedor elétrico?
    Se for o aquecedor para a rede central sim, mas se for o aquecedor de ponto normalmente não é indicado, porque a potência costuma ser pequena para esse tipo de ducha. Mas se opção for essa, sugerimos pesquisar algum modelo que entregue pelo menos 10.000 W.
  • Qual a pressão mínima da ducha vertical?
    Isso depende do modelo. Em geral, os modelos de duchas que possuem apenas 1 seletor de função, onde apenas uma função será acionada por vez, seja a cascata, chuveiro de mão, jatos ou a ducha, você precisa de pelo menos 10 mca. E nos modelos de duchas onde você pode ligar todas as funções juntas, o recomendável é ter 15 mca para que você tenha vazão suficiente para ter um banho agradável!
  • O que é MCA e por que interfere na pressão mínima?
    MCA é a abreviação de Metros de Coluna D’água. Ou seja, é a distância, no sentido vertical, da saída d’água na parede até o nível da água na caixa d’água. E quanto mais diante for, mais peso a água exerce, consequentemente você tem mais pressão. Essa é a pressão estática. Se são 10 metros, então você tem 10 mca.
  • Quando se diz que precisa de uma distância de 10 metros, teria que ser só na vertical, ou conta todo percurso horizontal e vertical?
    Conta apenas na vertical, pois a pressão estática (que é com a água parada) se dá pela força que a água exerce sobre ela mesma e independe do volume ou da forma, mas sim da altura do nível da água. E é por isso que medimos a pressão pela distância da saída de água na parede até o nível da água lá na caixa d’água.
  • O que fazer para ter mais pressão na ducha vertical com hidromassagem?
    Se você não tem a pressão mínima recomendada, você pode instalar um pressurizador na sua rede. Na Bela Metais você encontra o pressurizador PL12 da Lorenzetti que oferece até 12 mca e o pressurizador PL20 também da Lorenzetti que oferece 20 mca. Aconselhamos que entre em contato com um especialista para te indicar qual é o modelo mais recomendado para a sua instalação, pois depende do tipo de aquecimento, do local da instalação, de como foi feita a sua instalação hidráulica, etc…
  • Melhor instalar um pressurizador para a rede ou uma para cada ducha vertical?
    Isso varia de acordo com a sua necessidade. Se você precisa de mais pressão para outras duchas, torneiras e até mesmo para a máquina de lavar, o melhor e mais barato é instalar na central, um para a água quente e outro para a água fria. Mas se você precisa de mais pressão apenas para uma ducha vertical, é mais econômico comprar um modelo menor e instalar apenas na ducha.
  • Preciso de um pressurizador para a água quente e um para a água fria?
    Sim, você vai precisar de dois pressurizadores, um para a água fria e outro para a água quente. Note que os pressurizadores da Lorenzetti suportam temperaturas até 80º graus. Se a água esquenta mais que isso, é preciso verificar as especificações do produto antes da instalação.
  • Qual a vazão das duchas verticais com hidromassagem?
    A vazão varia conforme a pressão da sua rede e o modelo de ducha. Quanto maior a pressão, maior será a vazão. Para um banho confortável, recomendamos uma vazão entre 5 a 10 litros que para alguns modelos é 10 mca e para outros 15 mca. Essas informações devem constar na descrição do produto.
  • Qual a distância máxima entre registros? Se estiverem muito afastados, o que fazer?
    A grande maioria dos modelos de duchas verticais da Bela possuem uma abertura na parte traseira de 17,8 cm, isso é equivalente a 15 cm entre os centros dos miolos dos registros. Caso o seu registro esteja mais separado que isso aconselhamos quebrar a parede para aproxima-los.
  • Qual a atura ideal pra instalar a ducha vertical?
    A mangueira da ducha vertical da Bela possui mais ou menos 30 cm, então isso te permite instalar a ducha 30 cm pra cima ou para baixo do seu registro, mas o que determina a altura ideal varia de caso a caso. O certo é ver uma altura que fique confortável para você e que você não tenha risco de ficar batendo a mão ou o braço quando for lavar o cabelo, por exemplo.
  • Como é feita a fixação?
    As duchas verticais acompanham dois suportes que devem ser fixados na parede e neles você vai apoiar a ducha. Confere aqui no vídeo da instalação como é feita!
  • Os dois registros que tenho de água quente e fria não estão na horizontal e sim na vertical, um em cima do outro. Dá para instalar a ducha vertical assim mesmo ou terei que mudar o encanamento?
    Dá sem problemas! A conexão é feita com duas mangueiras que são flexíveis e possuem 30 cm.
  • Estou querendo colocar a hidromassagem vertical, pesquisei, mas não encontro informações a respeito de possíveis reparos que podem ser necessários, gostaria de saber se é fácil encontrar peças de substituição ou existe algum tipo de assistência técnica para esse serviço?
    As Duchas Verticais da Bela Metais possuem 3 anos de garantia e assistência técnica própria. Caso você venha a comprar uma ducha da Bela, você irá encontrar todas as peças necessárias para substituições ou reparos caso necessário.

Bom, esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre a instalação das Duchas Verticais com Hidromassagem, mas caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe aí nos comentários que responderemos o mais breve possível!

E aproveitamos para mostrar alguns dos modelos de Duchas Verticais com Hidro que você encontra na loja online belametais.com.br.

Ducha Vertical com Hidro e Cascata Square (Inox)

Ducha Vertical com Hidro e Cascata Square (Inox)

COMPRAR

Ducha Vertical com Hidro e Cascata Square (Inox Black)

Ducha Vertical com Hidro e Cascata Square (Inox Black)

COMPRAR

Ducha Vertical com Hidro Cascata e Led Facile (Inox)

Ducha Vertical com Hidro Cascata e Led Facile (Inox)

COMPRAR

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Rose Gold)

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Rose Gold)

COMPRAR

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Dourada)

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Dourada)

COMPRAR

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Black)

Ducha Vertical com Hidro e Cascata (Inox Black)

COMPRAR

Além dos modelos convencionais, você também encontra um modelo exclusivo de Ducha Vertical com Base para a Área da Piscina!

Quer ficar por dentro dos lançamentos, promoções e conteúdos novos aqui do Blog? Cadastre-se abaixo! 😉

* campos obrigatórios
Sobre os seguintes produtos:

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *