Quando se fala em decoração, não é novidade que os estilos retrô e rústico chegaram para ficar. Peças que remetem ao antigo trazem personalidade e conferem um ar clássico, campestre e até mesmo saudosista.



Um dos ambientes primordiais em uma casa, o banheiro, por muitas vezes tem uma decoração mal resolvida e é deixado de lado em alguns projetos de reformas. Vamos trazer a seguir, inspirações e dicas de materias que podem ser utilizados para compor seu ambiente e deixar seu banheiro com uma cara intimista e elegante ou até mesmo um tanto country. Nestes casos, a regra é ter criatividade, não deixando os estilos limitarem suas ideias e composições:

    • O estilo retrô se utiliza de alguns objetos novos que fazem uma releitura do antigo. Possui linhas requintadas e peças bem torneadas;
    • O rústico traz pedras, madeira, couro, cerâmica, ferro e reporta à natureza;
    • Em ambos, utiliza-se de paleta de cores mais escuras, mas isso não é necessariamente uma regra absoluta. Tonalidades cruas e acastanhadas também funcionam;
    • Papéis de parede de tijolos e linho se encaixam muito bem no ambiente, assim como pastilhas de cobre além das clássicas pastilhas de vidro em cores amadeiradas;
    • O charme fica por conta dos metais sanitários e cubas que variam entre branco, cobre, ouro, preto e rose gold.

Revestimentos


Para revestimentos, as sugestões alternam entre acabamentos em madeira, cerâmica, pastilhas de cobre, pedras e vidro ou até mesmo papéis de parede.

Papéis de Parede

Laváveis e ideais para as áreas secas:

Pastilhas de Cobre e Alumínio

Utilizadas em toda a extensão o banheiro, com exceção das pastilhas adesivas que não devem ter contato direto com a água:

Pastilhas de Madrepérola e Vidro

Em áreas molhadas, além da cerâmica tradicional, uma ótima opção são pastilhas de madrepérola e vidro:

Pisos

Nas superfícies secas  (sem contato direto com a água), uma boa opção de investimento é o piso vinílico que reproduz a madeira:

Acessórios


Cabides, papeleiras, porta toalhas e saboneteiras,  podem coordenar com torneiras, destacando-se o acabamento em preto, ouro, cobre e rose gold:

Iluminação


Arandelas e pendentes complementam a composição, dando charme e conferindo uma iluminação suave e indireta:

Torneiras e Cubas


Os holofotes se direcionam para as torneiras e cubas, que reportam muito bem os estilos:

Válvulas


As válvulas click são discretas e práticas (há modelos para cubas com e sem ladrão):

Todas as indicações de acessórios, cubas, iluminação, papéis de parede, pastilhas, pisos vinílicos, válvulas e torneiras você encontra na nossa loja virtual Casinha Bonita!

É possível fazer várias composições e trazer o estilo retrô/rústico para seu banheiro! Utilize as referências para acertar no projeto, sem esquecer de seu toque pessoal! Até! ????

Vanessa Felski

Posts Relacionados