A pressão da água depende da altura da coluna d'água, ou seja, a altura em que se encontra a caixa d’água em relação ao seu chuveiro. Quanto mais alta ela estiver, maior será a pressão que o chuveiro irá receber.

Saber identificar essa altura é importante para resolver o seu problema. Identifique no seu chuveiro qual é a altura da coluna d'água recomendada para um bom funcionamento e analise qual solução resolverá seu problema de falta de pressão.

Retirar o redutor de água

Verifique se no seu chuveiro há o redutor de água, uma peça que vai instalada em grande parte dos chuveiros elétricos cuja função é controlar a vazão de saída de água não permitindo que seja maior do que 10 litros por minuto. É uma peça plástica, parecida com uma peneira, a qual se encontra na entrada de água do chuveiro, basta retirar a peça e reinstalar o chuveiro.

Mas atenção, se a água vem da rua, é necessário manter o redutor, pois a pressão da água varia muito ao longo do dia. Lembrando que a partir de 8 MCA (metros de coluna d'água) o uso do redutor é obrigatório (em chuveiros da marca Lorenzetti).

Válvula alternadora de pressão

É uma solução barata e muito prática, mas que só se aplica para quem tem acesso ao abastecimento da rede pública. A válvula alternadora de pressão (você encontra aqui) garante a utilização da maior pressão disponível no sistema, alternando entre a rede pública e a caixa d’água.

Funciona da seguinte maneira: quando a pressão da água da rede pública for maior que a pressão interna da caixa d’água, automaticamente o êmbolo bloqueará a utilização de água da caixa e o fluxo de água será diretamente da rede. Quando houver falta d’água da rede pública, automaticamente, o êmbolo será deslocado para o outro lado. A água da rede pública será bloqueada, permitindo a utilização do volume da própria caixa d’água. O fluxo de água será através do volume de água da caixa, passando pela válvula e seguindo para saída d’água.

Veja o vídeo explicativo:

Compre a sua válvula alternadora de pressão aqui:

Comprar um chuveiro que já tenha pressurizador

Uma opção fácil para quem não quer se incomodar muito, é comprar um chuveiro que já tenha pressurizador, como o modelo Jet Turbo da Lorenzetti, que necessita de no mínimo 0,7 MCA e no máximo 2,5 MCA, ou o modelo Jet Master da Lorenzetti, que necessita no mínimo de 2,5 MCA e no máximo 40 MCA.

Pressurizador de água

O pressurizador de água é semelhante a uma bomba que aumenta a pressão da água, proporcionando uma maior vazão durante o banho. Você pode fazer a instalação na saída de água da rede, aumentando a pressão também nos demais pontos de consumo ou então apenas no chuveiro.

O pressurizador Maxi Turbo Lorenzetti é uma solução econômica para problemas de pressão e volume de água, pode ser utilizado em qualquer ducha ou chuveiro elétrico aumentando o volume e a pressão de água. Deve ser instalado entre o chuveiro e a parede e necessita de apenas 0,7 MCA.

Os pressurizadores da Lorenzetti PL09, PL12 e PL20 possuem uma chave com posições: automático, manual e desligado. Quando na posição automático ele desligará ao fechar o registro de água.

Os pressurizadores PL09 e PL12 são indicados para todos os modelos de aquecedores a gás e para pressurização de máquina de lavar roupa, podendo ser instalado diretamente na entrada de água fria dos equipamentos que necessitam de mais vazão e pressão de água para funcionar, desde que sejam respeitadas as capacidades de funcionamento do produto.

Já o pressurizador PL20 é indicado para pressurizar a rede hidráulica e pressurizar duchas verticais, podendo ser instalado próximo a caixa d’água ou diretamente no aquecedor a gás. Note que devido ao peso do produto, você precisará fixa-lo na parede.

O pressurizador PL400P possui acionamento automático e é indicado para pressurizar água para aquecedores a gás além de sistemas hidráulicos domésticos, rurais, comerciais entre outros. Pode ser instalado próximo a caixa d’água, para aumentar a pressão da rede, ou ao sistema hidráulico rural para encher a caixa d’água.

Quer ficar por dentro dos lançamentos, promoções e conteúdos novos aqui do Blog? Cadastre-se abaixo! ????

Posts Relacionados