Aposto que você já se perguntou como fazer para esconder o purificador de água e até mesmo o galão / bombona de água na sua cozinha, certo?



Saber onde colocar o filtro de água na cozinha sem ficar a mostra, é uma questão importante tanto para quem possui uma cozinha pequena e precisa poupar espaço, quanto para quem tem uma cozinha planejada e não quer estragar o visual do ambiente.

No mercado existem diversas opções de filtros, purificadores, torneiras com purificadores, filtro de barro, galão de água etc. e fica até difícil decidir qual a melhor opção. Porém nesse post, vou te mostrar apenas 2 opções eficientes para esconder totalmente o filtro na sua cozinha.

Além de eficientes, ocupam pouco espaço, combinam com a decoração, são econômicos, duráveis e muito práticos. Conheça as opções e confira as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Instalar uma Torneira com saída dedicada para filtro


Neste modelo de torneira com saída dedicada para filtro, geralmente monocomando, você encontra uma saída de água dedicada para água filtrada. Ou seja, existem 3 passagens de água na torneira: 1 para água quente, 1 para água fria e 1 para água filtrada.

Uma forma bem simples de saber se a torneira possui saída para água filtrada é verificar se ela possui 2 comandos, sendo um para fazer a mistura da água quente com a água fria e um para acionar a água filtrada.

Vantagens

O filtro vai instalado embaixo da bancada, dentro do armário. É pequeno e ocupa pouco espaço. Geralmente o refil é barato e a sua troca é rápida. Além disso, é possível escolher o melhor filtro conforme sua necessidade.

Como ela possui uma saída exclusiva para água filtrada, você só vai utilizar o filtro quando acionar essa saída, fazendo com que o filtro dure por muito mais tempo, gerando mais economia.

É possível acionar as duas saídas simultaneamente, pois além da torneira possuir 2 comandos, ela possui uma saída exclusiva para água filtrada e outra para a água quente e fria, dessa forma as águas não se misturam.

Existem modelos de torneiras de bancada com saída para purificador em todas as cores: Rosé Gold, Dourada, Cromada e Preta.

Desvantagens

Se comparado a variedade de modelos de torneiras convencionais, ainda existem poucos modelos de torneiras com passagem para água filtrada. Além disso, você só encontra nos modelos de bancada. Se você já tem algum outro modelo de torneira instalada, é preciso fazer a troca.

Instalar uma Torneira de Filtro


O modelos de torneira de filtro não é tão novidade, mas muitas pessoas ainda não conhecem essa solução. A Torneira de bancada para filtro / purificador, é um modelo exclusivo para ser instalado no filtro.

Ou seja, além da torneira convencional, você vai precisar instalar essa segunda torneira, geralmente ao lado da outra. Por isso, seu design é simples e discreto, menor que as torneiras convencionais.

Por exemplo, se você já tem uma torneira gourmet e não pensa em fazer a troca, mas gostaria muito da praticidade de ter água filtrada sempre disponível, pode optar por instalar essa torneira de filtro ao lado da sua torneira gourmet.

Vantagens

Você pode escolher qualquer modelo de torneira para a sua cozinha, e escolher a torneira de filtro que mais combina com ela, dando total liberdade no seu projeto.

O filtro também fica escondido debaixo da bancada e além de ser pequeno, ocupar pouco espaço, ser fácil de trocar o refil, como mencionado anteriormente, geralmente possuem uma vida útil grande.

Desvantagens

É preciso fazer um novo furo na bancada para instalar essa torneira.

Só tenho uma saída de água na parede, consigo instalar o filtro?

Sim, basta apenas instalar um “T” plástico ou metálico na saída de água da parede, dessa forma você transforma essa única saída em 2.

Esquema para instalação de filtro e torneira de água fria em uma única saída de água

Caso a sua torneira seja monocomando, também é possível fazer essa instalação. Neste caso, basta instalar mais um “T” plástico conectado a uma das saídas do outro “T” plástico. Dessa forma, você transforma a única saída de água na parede, em 3.

Esquema para instalação de filtro e torneira monocomando (a torneira acomapanha 2 mangueiras) em uma única saída de água

Qual filtro escolher para instalar na torneira


Existem diversos tipos de filtros de passagens com filtragens diferentes, específicas para cada tipo de água. A Bela Metais comercializa a linha de filtros da marca Hidrofiltros, que possui um ótimo custo x benefício e ainda tem a opção de montar uma linha de filtragem personalizada.

Possui tecnologia de tripla filtração com carvão ativado blocado, que proporciona redução máxima do cloro, elimina gostos e odores desagradáveis presentes na água e retém partículas como areia, barro e limo.

Ideal para ponto de uso para decloração, pode ser instalado em torneiras de cozinha, torneiras com passagem para água filtrada, bebedouros, máquinas de café, suco ou gelo. Sua vida útil é de 4.000 litros o que equivale a 200 galões de água de 20 litros.

Refil Purificador Facile

É uma linha de filtros que podem ser instalados em conjunto para potencializar a filtração, dessa forma, customizar de acordo com a sua necessidade: combine até três refis para retenção de partículas, adsorção do cloro, alcalinização, redução de flúor, eficiência bacteriológica, redução de ferro e manganês, ou abrandamento.

Refil Purificador Facile C2 (Filtro de Sedimentos)

Ideal para reter sedimentos como barro, limo e areia. Desenvolvido por meio da tecnologia Filter Flux®, trata-se de um elemento filtrante produzido pelo processo de Melt Blown, composto exclusivamente por polipropileno atóxico, que atua através de uma barreira física capaz de reter sedimentos de até 5 µm. Isso garante água livre de sujeira, como barro, limo e areia até mesmo em situações com concentração de partículas relativamente alta. Com área filtrante maximizada em até 10 vezes em relação a produtos do mesmo gênero, é ideal para reter sedimentos com o menor impacto na vazão e, com isso, a troca de refis pode ser feita com menor frequência.

Refil Purificador Facile C3 (Filtro de Cloro)

Ideal para reter sedimentos como barro, limo e areia. Desenvolvido por meio da tecnologia Filter Flux®, trata-se de um elemento filtrante produzido pelo processo de Melt Blown, composto exclusivamente por polipropileno atóxico, que atua através de uma barreira física capaz de reter sedimentos de até 5 µm. Isso garante água livre de sujeira, como barro, limo e areia até mesmo em situações com concentração de partículas relativamente alta. Com área filtrante maximizada em até 10 vezes em relação a produtos do mesmo gênero, é ideal para reter sedimentos com o menor impacto na vazão e, com isso, a troca de refis pode ser feita com menor frequência.

Refil Purificador Facile C7 (Filtro Bacteriológico)

Indicado para quem busca um sistema completo de purificação de água em um único produto. Além de reter sedimentos e reduzir o cloro, garante água livre de contaminações bacteriológicas. Desenvolvido por meio das tecnologias BAC® e HPC®, é composto por minerais com atividade bacteriológica e carvão ativado granulado.A tecnologia BAC® confere eficiência bacteriológica ao produto, ou seja, redução ou eliminação do número de bactérias presentes na água. Esta ação ocorre em virtude da adição de nanopartículas de metais na estrutura do mineral, o que afeta a atividade de organismos vivos pela chamada ação oligodinâmica.

 A ação bactericida do material pode ser ocasionada de duas formas:

> Inativação e morte das bactérias por meio de reações do lado externo ou no interior da célula, causadas pelo contato com íons metálicos.

> Inativação e morte das bactérias por um processo de oxirredução, causado pelos óxidos dos metais agrupados ao mineral.

Já a tecnologia HPC® é responsável pela redução de cloro livre e matéria orgânica presentes na água, por meio do processo de adsorção. Assim, remove compostos orgânicos, trialometanos, amônia e turbidez, melhorando aspectos como cor, odor e sabor indesejáveis da água.

Posts Relacionados