Hoje traremos várias dicas sobre a aplicação das Pastilhas de Inox que já são queridinhas da decoração, explicando um passo a passo de como realizar a instalação e corte da pastilha quando necessário, sua a limpeza e finalização. Então confere o post aí!

Você pode ver também estas dicas e o passo a passo gravado no final do post.😉

Pastilhas-de-Inox-Encanto---Principal
Pastilhas de Inox, modelo Encanto



A primeira etapa da aplicação é muito similar a aplicação das pastilhas de vidro tradicionais: 

1.  Retire todos os objetos que estiverem
sobre a superfície que será revestida; 

2.  Verifique se a superfície está nivelada, limpa, sem umidade e se está bem rebocada
para os casos de 
assentamento sobre reboco;

3.  Caso a instalação seja feita em cima de
azulejo, é importante garantir que estejam nivelados e retos, para evitar deformações
nas pastilhas e realizar pequenos picotes no azulejo com uma talhadeira e um martelo, de modo a favorecer a aderência da argamassa;

4. Prepare a argamassa
Em um recipiente limpo e seco faça a
mistura da argamassa com água (não
misture nenhum outro item adicional além da água), conforme indicações na embalagem;

5.  Para que o alinhamento das pastilhas fique perfeito, verifique o nível da parede e faça a demarcação da linha com lápis. Essa linha
vai servir de referência para a aplicação da primeira coluna de pastilhas. Depois, as
próprias pastilhas já aplicadas devem garantir
o alinhamento das próximas
 

6.  Com a ajuda de uma espátula, estenda a argamassa sobre a base da desempenadeira, que deve ser de dentes pequenos de 2 mm. 

 

7.    Em seguida passe o lado dentado em um ângulo de 60º sobre o revestimento; 

8.  Devolva a argamassa aderida na desempenadeira ao recipiente de mistura, reamasse e utilize novamente; 

9.   Faça por partes:
Aplique a quantidade suficiente para cobrir uma área de mais ou menos 3 placas de pastilhas com uma camada razoavelmente grossa e uniforme de argamassa (não em excesso para que posteriormente não passe completamente para a frente da pastilha), deixando para o final as partes onde será necessário fazer cortes. Veja AQUI como realizar o corte da pastilha;

10.   Inicie a instalação das pastilhas na posição final, no sentido de baixo para cima e aperte com uma desempenadeira de espuma, pressionando de forma uniforme as peças até que saia o excesso da argamassa pelas bordas da pastilha;

11.    A película de proteção plástica que acompanha a pastilha deve ser retirada somente na fase da aplicação do rejunte!

Lembre-se que para um acabamento perfeito você deve usar espaçador de 2 mm para manter o espaçamento igual entre as pastilhas em casos onde as pastilhas não são de junta seca.

Finalizada a aplicação da argamassa e com ela já um pouco seca, é possível realizar a retirada da película plástica de proteção e iniciar a aplicação do rejunte. Para pastilhas de inox, é imprescindível utilizar um rejunte próprio para pastilhas metálicas, desenvolvido especialmente para não riscar a pastilha. 

1.    Prepare o rejunte seguindo as instruções do fabricante e, com a ajuda de uma espátula de EVA, espalhe o rejunte aplicando em vários ângulos de modo a garantir que todas as fugas fiquem preenchidas e sem buracos. É importante utilizar somente a espátula de EVA, pois ela não cria tanto atrito na hora de rejuntar, ajudando a não riscar as pastilhas. Os outros modelos como silicone, plástico ou metal não são recomendados.

2.  Aguarde de 15 a 40 minutos ou quando o rejunte já estiver um pouco firme para iniciar a pré-limpeza. Com o auxílio de uma esponja umedecida em água, limpe a superfície com movimentos circulares removendo o máximo possível do excesso de rejuntamento. Repita essa operação até que as juntas fiquem lisas e no mesmo nível das bordas das pastilhas (não se esqueça de trocar a água para manter a esponja sempre limpa);

3.  É muito importante iniciar a pré-limpeza antes que o rejunte esteja completamente seco pois, após seco, é muito difícil retirar sem riscar a pastilha.

4.  Após 12 horas da aplicação, limpe a névoa branca de rejunte remanescente das pastilhas com uma flanela ou esponja levemente úmido.

Com a aplicação finalizada, vamos para a limpeza das pastilhas!

Use sempre panos macios e detergente neutro. Você pode utilizar uma esponja, mas cuidado, use sempre o lado amarelinho ou macio, nunca use o lado esfoliante, pois ele riscará suas pastilhas.

Se for necessário realizar uma limpeza mais pesada, utilize produtos próprios para inox como por exemplo o produto Brilha Inox, da marca Scotch Brite.

Após a limpeza, remova todo resíduo de produto com um pano úmido e seque com um pano macio e seco, evitando assim que manchas de água fiquem marcadas no inox.

Dica: Não utilize materiais esfoliantes ou abrasivos, como, esponja de aço, solvente, soda cáustica entre outros produtos químicos corrosivos, pois estes podem danificar as pastilhas. 

Depois de tudo pronto, suas pastilhas estarão belas e brilhantes, deixando sua casa ainda mais bonita! 

Para saber mais sobre nossos produtos, acesse nosso site www.casinhabonita.com.br e nos siga em nossas redes sociais: facebook.com/casinhabonita/ e instagram.com/casinhabonita/.

Você pode conferir nossos vídeos:

Categorias: Destaques

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *