Não há resposta pronta para essa pergunta. Há reformas rápidas e simples, como uma mudança de móveis e há também grandes reformas, com trocas de revestimentos, mudanças na elétrica e hidráulica, demolição de paredes e construção de novos cômodos.



Seja como for, existem algumas regras de ouro que te farão economizar tempo e energia. A Casinha Bonita preparou para você uma estimativa com as etapas de uma reforma & construção. Aqui você encontra o que é necessário comprar em cada fase do projeto e quanto tempo leva cada uma dessas etapas.

Tenha objetivos claros

Dar uma “cara nova” para o seu quarto pode parecer muito vago, abrindo espaço para gastos desnecessários e, principalmente, perda de tempo. Saiba exatamente o que você quer mudar.  Pesquise em sites de decoração. Faça uma estimativa do quanto você pode gastar. Coloque no papel exemplos como:

  • - Mudar o papel de parede
  • - Trocar a iluminação antiga por LED
  • - Comprar uma nova cama
  • - Eliminar tapetes

Contrate um profissional

Arquitetos e designers farão toda a diferença para lhe guiar pela reforma. Eles irão indicar no projeto as melhores alternativas para chegar ao resultado que você espera. Um projeto de reforma leva em torno de 30 dias para ser feito e é importante que você discuta com o profissional cada detalhe. Nele deve conter a planta de demolição, construção de paredes, disposição dos móveis, gesso, elétrica, hidráulica e especificação dos materiais a serem utilizados e suas quantidades.

É comum os clientes solicitarem alterações no projeto, então tenha em mente que você não precisa ficar preso ao que for apresentado como primeira versão. Mostre ao profissional suas anotações e deixe claro quais são suas expectativas, bem como o que é prioridade para você. Peça uma segunda versão do projeto, se necessário.

Não antecipe etapas

Ao comprar um item da sua reforma pela internet, certifique-se se o tempo de entrega do seu pedido está de acordo com o que você pode esperar. Se você quer comprar pastilhas para colocar na cozinha e o tempo de entrega é para 3 dias úteis, por exemplo, marque um horário com o aplicador para depois dessa data, ou seja, trabalhe com o prazo máximo de espera. Dessa forma, você evita parar a obra para aguardar a chegada de um material.

Trabalhe com prazos máximos

Não escolha a luminária se você ainda não tem a mesa de jantar, por exemplo. Após a aprovação do projeto, peça ao arquiteto um orçamento completo dos materiais e da mão de obra. Ele deve lhe indicar o que você precisa comprar em cada etapa e você também pode pedir indicações de locais para fazer as suas compras. Se for possível, solicite o acompanhamento dele em lojas de materiais de construção, lojas de decoração e acabamentos.

Compre os materiais de construção de uma vez só

Tijolos, argamassa, pisos, rejuntes, canos e fios: se for possível, compre os materiais para a base da obra de uma única vez. Isso faz com que você economize tempo evitando comprar cada coisa em separado e também impede a obra de parar por falta de material.

Iniciando a reforma

Tudo certo com o seu projeto? Você deve encomendar os móveis antes mesmo de demolir a primeira parede, já que a parte de marcenaria costuma ter um prazo de pelo menos 30 dias para entrega.
Aproveite para proteger os locais próximos à reforma, coloque plásticos e lonas sobre pisos, portas, janelas, etc. Deixe o espaço livre para os pedreiros trabalharem e esvazie os cômodos a serem reformados.
Os restos de piso e concreto devem ser descartados o mais rápido possível para não atrapalharem a circulação.

À todo vapor

Após a retirada de revestimentos antigos e da demolição de paredes, erguem-se as novas alvenarias juntamente com a parte elétrica e hidráulica. Na fase de conclusão delas, o gesso já pode ser instalado. Pode parecer estranho, mas o gesso deve ser instalado antes do piso, isso evita que o seu porcelanato seja arranhado pelo gesseiro trabalhando com massa e arrastando ferramentas, por exemplo. Depois disso, duas etapas serão essenciais: impermeabilizar e nivelar as paredes e pisos para receberem os revestimentos.

Então os cômodos já podem ganhar a primeira camada de tinta ou ainda, receberem outros tipos de revestimentos como cerâmicas e pastilhas. Lembrando que o tempo de secagem dos revestimentos pode variar de acordo com o clima.

Antes de finalizar as paredes

Portas e janelas devem ser instaladas antes da última demão de tinta nas paredes ou da colocação de tecido ou papel. Você deve pedir ao montador dos móveis para deixar feito os pontos de apoio dos mesmos para depois vir a camada de tinta ou o papel de parede.
Com as paredes pintadas, é nessa etapa que você vê os ambientes tomarem forma. Portanto este é o momento de comprar cubas, torneiras, luminárias, sofás, cortinas, almofadas e objetos decorativos.

Após finalizar as paredes

Você chegou na reta final, agora podem ser instalados: rodapés, espelhos, tomadas, luminárias, cortinas, louças e metais sanitários e todos os móveis com os pontos de apoio já instalados anteriormente.

Teste as instalações

É importante que, ao terminadas as instalações, você teste todas elas junto com os profissionais para verificar se está tudo funcionando perfeitamente. Acenda todas as luzes, abra torneiras e chuveiros, teste as portas dos armários. Faça isso na presença deles para que o conserto seja imediato caso algo esteja errado.

Confira abaixo a estimativa do tempo de reforma para um lavabo de 3m² com projeto definido e bancada entregue.

Objetivos:

  • - Retirar o revestimento antigo
  • - Instalar piso vinílico
  • - Trocar de bancada
  • - Aplicar papel de parede
  • - Instalar luminária, louça e metais sanitários

Esperamos que o post tenha ajudado! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Vanessa Felski

Posts Relacionados