Você está cansado do visual do seu banheiro? Está querendo dar um toque mais pessoal, sofisticado ou clássico em seu lavabo?



Com design moderno e inovador, os ralos vêm ganhando diversos formatos e cores. Assim, a peça poderia se destacar combinando com os acessórios do ambiente ou pelo contrário, se tornar o mais discreta possível, ao combinar com o próprio piso.

E é justamente aí que surgem os Ralos Ocultos também conhecidos como Ralos Invisíveis ou mesmo Ralos Lineares.

Instalado rente ao piso, este modelo de ralo fica praticamente imperceptível deixando aparente apenas as frestas para escoamento da água.

Ralo Oculto


A tampa que fica encaixada ao ralo também recebe o revestimento do piso, dando a sensação de continuidade no ambiente

A instalação é indicada para banheiros, lavabos, boxes, sacadas e lavanderias de alto padrão.

Esse tipo de ralo possui uma grelha que serve como barreira para reter cabelos e sujeiras, facilitando assim a limpeza e diminuindo os riscos de entupimento da rede.

Além disso, o ralo apresenta boa vazão de água e fácil limpeza na área, sendo ótimo para secagem do piso.

Por se tratar de uma novidade, ainda se tem muitas dúvidas sobre como escolher o ralo e como fazer sua instalação. Por isso, nós da Bela Metais preparamos o material abaixo para te ajudar na escolha do modelo e da cor e também o passo a passo bem detalhado da instalação. Confere aí.

Qual o tamanho ideal?

O ralo oculto/invisível possui um design diferente do convencional, não necessita de porta grelhas – seu encaixe faz ligação direta com a caixa sifonada – e tem uma espessura maior, sendo necessário mais profundidade para sua instalação.

Em relação a sua medida, é possível encontrar diferentes formatos e tamanhos que melhor se adequam ao seu projeto. Os ralos ocultos invisíveis oferecidos pela Bela Metais possuem a medida externa de 16,7 x 16,7 cm e encaixe universal, ou seja, o mesmo ralo encaixa nas caixas sifonadas de 100 mm (4 polegadas) e 150 mm (6 polegadas).

Isso difere, é claro, dos ralos convencionais que possuem uma medida diferente para cada tamanho de caixa sifonada.

Vista traseira da base do Ralo Oculto com encaixe universal para caixas sifonadas de 100 mm (4 pol.) e 150 mm (6pol.)

Ralo Oculto Invisível com medidas externas de 16,7 x 16,7 cm encaixado na caixa sifonada de 100 mm (4 polegadas)

Ralo Oculto Invisível com medidas externas de 16,7 x 16,7 cm encaixado na caixa sifonada de 150 mm (6 polegadas)

Escolhendo a cor

Como ficará visível apenas o perfil do ralo, aconselhamos que a escolha de sua cor seja feita a partir da cor do rejunte que deve ser igual ou parecida. Assim a peça não terá grande contraste com o restante do revestimento e se igualará no acabamento.

A Bela Metais oferece o Ralo Oculto Invisível com Encaixe Universal em 05 cores distintas. Sugerimos as seguintes combinações em relação ao rejunte:

Como Instalar

Aconselhamos que a instalação seja realizada por um profissional qualificado pois a qualidade do acabamento interfere em muito na aparência final.

Esquema para instalação do Ralo Oculto Invisível Disponível na Bela Metais

Passo a Passo


1 - Antes de fazer o assentamento do piso, recorte o revestimento que será instalado ao redor do ralo. Verifique as medidas com atenção para que o corte permita o encaixe perfeito da peça sem que haja vãos nas laterais do ralo. Ah, e guarde o pedacinho de revestimento que foi removido;

2 - Faça o acabamento no revestimento recortado polindo as laterais para retirar rebarbas e então assente o piso;

3 - Lembra que pedimos para você guardar o pedacinho removido? Chegou a hora de utilizá-lo. Ele será encaixado na tampa oca do ralo. Faça o corte e o polimento necessário para que esse pedaço encaixe perfeitamente na tampa do ralo;

4 - Aplique a quantidade necessária de argamassa para fixar e nivelar o revestimento na tampa, fazendo com que saia um pouco de argamassa pelas bordas;

5 - Limpe o excesso e nivele o revestimento com a lateral da tampa; 

6 - Verifique se a base do ralo ficará nivelada com o rejunte do piso (caso a distância entre a base do ralo e a caixa sifonada seja muito grande, é necessário utilizar um prolongador, que deve ser facilmente encontrado em lojas especializadas e de material de construção);

7 - Assente a base do ralo sobre o contrapiso, com um pouco de argamassa. Durante esse processo a parte arredondada da base, por onde escoa a água, também deve ser encaixada na caixa sifonada (ou prolongador);

8 - Por fim, coloque a tampa do ralo invisível, sobre a sua a base.

Ralo Linear Oculto Invisível
Esquema para instalação do Ralo Oculto Invisível Disponível na Bela Metais

Posts Relacionados