Modernos ou clássicos, com luzes brancas ou amarelas, colocados em salas, quartos, cozinhas, halls de entrada e até mesmo lavabos, os lustres e pendentes devem completar a decoração do seu ambiente com elegância e também iluminar com eficiência.

Tenha em mente que modelos com flexibilidade de posicionamento permitem o ajuste da altura de acordo com as suas necessidades.

Além disso, a distância entre o topo do pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 centímetros. Essa regra é válida para qualquer modelo de lustre ou pendente.

 

Sala de jantar

Clique aqui para conferir os pendentes Maia

Diâmetro: em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. Por exemplo, se a mesa tem uma largura de 90 centímetros, o diâmetro do pendente deve ter em torno de 30 centímetros. Caso você queira um modelo com diâmetro menor, use mais unidades para compor o ambiente.

Altura do pendente em relação à mesa: a distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros. Com essa altura a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento.

Altura do pendente em relação ao chão: também é possível considerar a medida entre a base da luminária e o piso, a qual deve ficar entre 140 cm e 150 cm.

 

Sala de estar

Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à mesa de centro: afim de que não haja um bloqueio visual para quem estiver sentado no sofá, deixe a cúpula a uma altura de 150 cm a 170 cm em relação ao tampo da mesa de centro.

Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à mesinha lateral/criado mudo: caso a instalação seja sobre mesinhas laterais, é suficiente deixar uma distância entre 30 cm e 50 cm.

 

Cozinha

Altura do pendente em relação à mesa: para a mesa da cozinha, as regras são as mesmas da sala de jantar. A distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros.

Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à bancada de trabalho: o pendente deve ficar a uma distância de 2 metros – ou o mais alto possível – da superfície de uma bancada que comporta a cuba e o cooktop, com pessoas cozinhando em pé.

Veja os nossos modelos de pendentes rosé gold

Altura do pendente em relação à bancada de refeição: já para a bancada de refeição, a altura do pendente deve variar entre 70 a 100 cm em relação à superfície, evitando assim que se bloqueie a visão das pessoas sentadas.

 

Quarto

Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação ao criado mudo: a vantagem de se usar pendentes ao invés de abajures é a liberação de espaço para livros, celulares e outros objetos. Para tal, o pendente deve ficar entre 30 a 50 cm de distância do criado mudo.

 

Área sem móveis

Confira aqui os nossos modelos de pendente mais compridos: Taurus (1,80m), Scorpius (2,80m) e Centaurus (2,00m)

Caso deseje instalar o pendente em um local sem móveis, cabe usar o próprio chão como ponto de partida. Lembre-se de duas informações principais: o pendente deve ficar em uma altura a qual permita que as pessoas se locomovam no cômodo sem que esbarrem nele. Além disso, lembre-se que o pendente deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto.

Para tal, se usarmos a média nacional da altura do pé-direito que é de 2,30 metros, é interessante colocar o pendente a uma altura de 2 metros a 2,10 metros do chão.

E para você se inspirar, separamos algumas imagens:

 

Esperamos que o post tenha ajudado!
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Vanessa Felski  😊

9 comentários

Mara da Costa · 26 de agosto de 2018 às 12:22

Fiquei feliz com as explicações na materia, me serviu muito e vou indicar com certeza. Quero aprender mais sobre isso porque gosto demais e passo muito tempo no dia a dia pesquisando o assunto. Quero agradecer e seguir seu site. Gratidão!

Mariana Ma · 20 de maio de 2019 às 14:12

Só não encontrei a distância com relação a cama de casal, nosso quarto ficou apenas 2,65m de altura e minha dúvida é em relação a cama, sonho com um lustre clássico porém meu esposo não concorda, devido a altura do teto. Gostaria de receber informações a respeito… Obrigada desde já☺

Casinha Bonita · 20 de maio de 2019 às 15:56

Boa tarde, Mariana! No seu caso isso dependeria muito de qual lustre você vai querer colocar e qual o tamanho do seu quarto. Se o quarto for muito pequeno na questão da área de piso, o lustre pode acabar atrapalhando e pegando uma boa área útil do quarto se o lustre for muito alto. Como você tem apenas 2,65 m de altura de teto, para um lustre clássico, com todos os cristais e adornos, ele não poderia ter mais de 50 cm. Pois se for considerar a altura da cama sendo de uns 65 cm de altura, sobram apenas 1,5 metros de altura do lustre para o móvel. Pois diferente dos lustres e pendentes mais simples, um lustre clássico demanda um espaço bem maior já que possui mais focos de luz. Devido a isso é recomendado uma área de 1,5 metros a 1,7 metros de distância da cama caso ele esteja sobre ela.
Para esse seu caso em especifico, você pode estar vendo os modelos Lustre de Cristal com LED Polaris, Lustre de Cristal com LED Vega ou até mesmo um Lustre de Cristal com LED Antaris. Todos tem menos de 50 cm de altura e podem ser usados em seu quarto mesmo sobre a cama. Respeitando uma boa área de segurança e iluminando uma boa área do quarto caso a metragem quadrada do piso não seja grande.

Seguimos à disposição.
Att,
Equipe Casinha Bonita (Sincenet).

Mariana · 22 de maio de 2019 às 13:24

Feliz com a prontidão de vcs, muito obrigada pelos esclarecimentos, o quarto tem 3,55×4,50m… Vou optar por um plafon de cristal de 40cm ou 50cm. Mais uma vez, muito obrigada!

Sabrina · 5 de outubro de 2019 às 09:27

Para mim que estava buscando compreender quais as melhores medidas para deixar meu espaço harmonioso foi ótimo estas dicas. Não pesquisei sobre esses detalhes antes de fazer a compra do pendente mas deu tudo certo rsrs. Vendo os comentários e a resposta a respeito da dívida de uma das pessoas elevou muito a sincenet em conceito. Parabéns…

Daniele · 21 de outubro de 2019 às 22:43

Olá boa noite
Referente a altura do lustre ? Vou por na sala estar na sala de jantar, a altura pode ser diferente ?

Diego · 25 de outubro de 2019 às 07:21

Comprei um lustre de 1,25cm e minha sala de visita é um sala Pe direito duplo com o teto de 6 m de altura, o lustre que comprei esta com o comprimento ideal?

Casinha Bonita · 30 de outubro de 2019 às 18:28

Pode ser diferente sim, sem problemas. A ideia do lustre da sala de estar é justamente iluminar o ambiente como um todo, enquanto o da sala de jantar é de iluminar a mesa. Por isso é recomendado que o da sala de jantar fique de 70cm a 90cm da de altura em relação a mesa.

Casinha Bonita · 30 de outubro de 2019 às 18:46

Olá, Diego. No caso de uma sala com teto de 6m de altura, seria recomendado um lustre de 2m a até 3m de altura. Em nosso site temos o Lustre de Vidro com LED (Scorpius) com 2,8m de altura ou o Lustre de Cristal com LED (Centaurus) com 2m de altura que poderiam lhe atender bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *