Saiba a altura ideal para instalar o seu pendente ou lustre

Posted on Posted in Cozinha, Iluminação, Outros Temas, Quarto & Sala, Uncategorized

Dicas gerais

Tenha em mente que modelos com flexibilidade de posicionamento permitem o ajuste da altura de acordo com as suas necessidades.

Além disso, a distância entre o topo do pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 centímetros.

 

Sala de jantar
Clique aqui para conferir os pendentes Maia

Diâmetro: Em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. Por exemplo, se a mesa tem uma largura de 90 centímetros, o diâmetro do pendente deve ter em torno de 30 centímetros. Caso você queira um modelo com diâmetro menor, use mais unidades para compor o ambiente.

Altura do pendente em relação à mesa: Duas metragens balizam a altura da cúpula: a distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros. Com essa altura a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento.

Altura do pendente em relação ao chão: vale considerar a medida entre a base da luminária e o piso, a qual deve ficar entre 140 cm e 150 cm.

 

Sala de estar
Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à mesa de centro: para que não haja um bloqueio visual para que estiver sentado no sofá, deixe a cúpula a uma altura de 150 cm a 170 cm em relação ao tampo da mesa de centro.

 

Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à mesinha lateral/criado mudo: caso a instalação seja sobre mesinhas laterais, é suficiente deixar uma distância entre 30 cm e 50 cm.

 

Cozinha

Altura do pendente em relação à mesa: para a mesa da cozinha, as regras são as mesmas da sala de jantar. A distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros.

 

Veja os todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação à bancada de trabalho: o pendente deve ficar a uma distância de 2 metros – ou o mais alto possível – da superfície de uma bancada que comporta a cuba e o cooktop, com pessoas cozinhando em pé.

 

Veja os nossos modelos de pendentes rosé gold

Altura do pendente em relação à bancada de refeição: já para a bancada de refeição, a altura do pendente deve variar entre 70 a 100 cm em relação à superfície, evitando assim que se bloqueie a visão das pessoas na bancada de trabalho.

 

Quarto
Veja todos os nossos modelos de pendentes e lustres

Altura do pendente em relação ao criado mudo: a vantagem de se usar pendentes ao invés de abajures é a liberação de espaço para livros, celulares e outros objetos. Para tal, o pendente deve ficar entre 30 a 50 cm de distância do criado mudo.

 

Área sem móveis
Confira aqui os nossos modelos de pendente mais compridos: Taurus (1,80m), Scorpius (2,80m) e Centaurus (2,00m)

Caso deseje instalar o pendente em um local sem móveis, cabe usar o próprio chão como ponto de partida. Lembre-se de duas informações principais: o pendente deve ficar em uma altura a qual permita que as pessoas se locomovam no cômodo sem que esbarrem nele. Além disso, lembre-se que o pendente deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto.

Para tal, se usarmos a média nacional da altura do pé-direito que é de 2,30 metros, é interessante colocar o pendente a uma altura de 2 metros a 2,10 metros do chão.

E para você se inspirar, separamos algumas imagens:

 

Esperamos que o post tenha ajudado!
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Vanessa Felski  😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *